Unidade de Saúde Santa Terezinha do Menino Jesus amplia atendimento a população
Segundo a diretora da unidade, Ana Célia Soares, às 1056 famílias cadastradas no antigo posto médico serão somadas às residentes na região da Aruana, que no momento estão sendo registradas; por isso, esse grande movimento já era esperado. “A procura aumentou muito, estamos com uma demanda muito grande, pois além do Robalo estamos dando suporte também à população da Aruana; então, estamos tendo muito trabalho”, contou a diretora.
Por suas dimensões a USF pode vir a contar com até quatro Equipes de Saúde da Família, sendo que cada uma é composta por médico, enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, dentista, cerca de seis agentes comunitários de saúde e assistente social. Uma equipe formada há cinco anos atua no atendimento com o apoio de mais um médico em dois períodos. De acordo com a diretora, mais uma ESF já está em fase de transferência para a unidade.
“A secretaria vai formando outras equipes de acordo com a necessidade para atender essa demanda”, informou, lembrando que essa região estava precisando muito desse espaço, que garante uma boa prestação de serviço na área de saúde. A população está aprovando o novo espaço. Essa é a opinião de Josimeire Santos, que pela segunda vez esteve na nova unidade. “Agora ficou melhor porque a outra era pequena, abafada, principalmente para as crianças”, disse.
Saúde da Família
Atualmente Aracaju dispõe de 44 Unidades de Saúde da Família (USF), com 126 ESF integrando a Rede Municipal de Atenção Básica, que no ano 2000 contava com somente 49 equipes. A realização de concurso público em 2004 aumentou a cobertura da atenção básica no município de 32% em 2000, para 86% em 2005. A Prefeitura de Aracaju, além de recuperar 100% da rede, ainda construiu 13 novas USF.
Outra transformação importante se deu no acesso da população aos serviços prestados. Antes da implantação do projeto “Saúde Todo Dia” a população marcava consultas pela distribuição de fichas, limitadas por semana e criadora de filas nas madrugadas. As filas não existem mais e a espera é estabelecida por um serviço informatizado, pautado exclusivamente na prioridade do caso (extratificação de risco) e na ética do profissional.
Próximas inaugurações
A prefeitura inaugura esse mês duas novas unidades, a USF José Quintiliano F. Sobral, dia 18, às 19 horas no bairro Cidade Nova e dia 23, às 8 horas na Soledade, a USF Carlos Hardmann. Além disso, o Pronto Socorro Zona Norte, na avenida São Paulo, e o Pronto Socorro Zona Sul, no Augusto Franco, também serão entregues esse mês.
Completando a programação, será inaugurado o maior Centro de Especialidades Médicas do Estado, O Cemar Siqueira Campos, localizado na rua Bahia, que irá comportar o Hospital Dia e o Centro de Reabilitação Física e Motora de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Unidade de Saúde Santa Terezinha do Menino Jesus amplia atendimento a população – Fotos: Silvio Rocha