Aracaju se prepara para I Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
Além de Aracaju, participarão da conferência os municípios que compõem a 7ª Micro Região de Sergipe, que compreende Itaporanga, São Cristóvão, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e Divina Pastora. Serão definidos, nesta conferência, 196 delegados que discutirão as diretrizes da política no SUS, proposta no documento base enviado pelo Ministério da Saúde e participarão das etapas estadual e nacional, previstas para este ano.
Conforme explica a coordenadora do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), Cláudia Menezes, o evento assume uma grande importância, pois trata de uma discussão que deve ser aberta à população e não mais ficar restrita aos técnicos e profissionais da área. “Devemos garantir o acesso da população para que ela compreenda e passe a lutar pelos temas ali discutidos. Aracaju é o único município do estado que já faz educação permanente. Precisamos não só lutar para que esta política permaneça, como também criar mecanismos e estratégias para desenvolver a educação permanente nos municípios onde ela ainda não se faz presente”, explica Cláudia Menezes.
Além das discussões quanto às condições de trabalho do profissional de saúde, também serão debatidos outros pontos como o plano de carreira para o profissional da área, o aumento na remuneração salarial do profissional e a criação de novos cursos, técnicos ou de nível superior, para formação desses profissionais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]