[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Por ser uma doença considerada como um problema de saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) produz meios para resolução dos malefícios causados pela hanseníase.

A hanseníase é uma doença causada por um micróbio o Bacilo de Hansen que atinge a pele e os nervos, podendo causar sérias incapacidades físicas e sociais. Quando o tratamento começa na fase inicial da doença ela não causa deformidades. Os sintomas são manchas ou lesões deixadas na pele com perda de sensibilidade. Essas manchas podem ser avermelhadas ou da cor da pele, não coça, normalmente não doem e podem aparecer em qualquer lugar do corpo.

A descentralização significa o controle precoce da doença sendo feito pelas Unidades de Saúde da Família e não no centro de referência de tratamento em hanseníase, localizado no Centro de Especialidades Médicas do bairro Siqueira Campos, onde as atenções devem estar voltadas para os casos crônicos da doença.

A hanseníase é uma doença que tem cura e o tratamento é feito por uma associação de medicamentos indicada conforme o caso. O tratamento é gratuito e pode ser realizado em qualquer unidade de saúde.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.