[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, visita amanhã, dia 11, obras municipais que estão sendo executadas nas regiões dos bairros Coroa do Meio e Santa Maria. São obras de inclusão social, as quais na Coroa do Meio 650 famílias que moravam em palafitas serão beneficiadas com a mudança para casas de alvenaria. Desta forma, a prefeitura garante a elas mais saúde, conforto e segurança. Para além da urbanização, há todo um trabalho social, de educação geral e ambiental, e ampliação do acesso à cultura para possibilitar à comunidade condições de auto-sustentabilidade futura com a geração de trabalho e renda. O projeto de reurbanização da Coroa do Meio valeu para a Prefeitura de Aracaju o prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) concedido pelo governo federal juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Movimento Nacional Pela Cidadania e Solidariedade.

De maneira específica, o programa de reurbanização da Coroa do Meio engloba as contenções de invasões da área de preservação ambiental; a recuperação de Manguezais; a regularização da situação de precariedade das habitações; o planejamento e implementação dos processos de regularização fundiária para os 600 novos imóveis e outros 2.400 já existentes; o resgate da cidadania com a implantação do trabalho de participação comunitária; a instalação de equipamentos comunitários; e o resgate cultural com ênfase local através da construção do museu do mangue, num investimento total de cerca de R$ 22 milhões. Desse valor, cerca de 40% fazem parte do investimento feito pelo programa Habitar Brasil BID.

O bairro Santa Maria é uma outra grande localidade contemplada na capital, porque está recebendo uma importante obra de reurbanização e desfavelamento através do projeto Santa Maria Protege. A obra de infra-estrutura, feita em parceria com o Governo Federal e a Petrobras, vai beneficiar milhares de famílias que há muitos anos viviam em condições precárias, habitando áreas de risco e sem saneamento básico.

O projeto Santa Maria Protege envolve drenagem, pavimentação de ruas e a construção de dois canais. Com a execução da obra, as famílias vão deixar de sofrer com o esgoto aberto e com a poeira, diminuindo conseqüentemente o índice de doenças respiratórias. Paralelamente às obras, projetos sociais estão sendo desenvolvidos para a comunidade de todo bairro Santa Maria, com o apoio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Município (Semasc) e a Ong Missão Criança.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.