[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Projeto de Trabalho Técnico Social, parceria da Prefeitura de Aracaju com a Caixa Econômica Federal, deu início hoje, 24, às aulas dos cursos de Designer Gráfico e Eletrônica Industrial, no Senai/DIA. A qualificação profissional é compromisso da prefeitura e uma realidade para muitos adultos e adolescentes, pois através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e Secretaria de Planejamento (Seplan), oportuniza cursos nas áreas ascendentes da economia com esse projeto.

Cerca de 500 pessoas já foram beneficiadas com o projeto. São moradores do bairro Coroa do Meio, Industrial e que residem na 3ª etapa da avenida São Paulo, inserindo os bairros Bugio, Siqueira Campos, 18 do Forte, José Conrado de Araújo, Jardim Centenário e adjacentes. Os cursos são nas áreas de turismo, tecnologia e de preservação ambiental.

Everton José Honorato Santos, 16 anos, é estudante e morador do bairro Siqueira Campos. Ele começou a fazer o curso de Eletrônica Industrial e já faz planos para sua vida com a oportunidade. “Com o que eu aprender aqui, vou desenvolver um trabalho e conseguir tudo que quiser. Vou aproveitar o máximo dessa oportunidade, pois não tenho dinheiro para pagar um curso tão bom como esse”, afirma.

O curso de Eletrônica Industrial tem carga horária de 400 horas/aula e são 18 inscritos. Nele, os treinandos receberão conhecimentos para manuseio e manutenção de equipamentos, através das aulas de Técnicas de Serviços, Eletrônica Básica, Eletrônica Digital, Eletrônica Potência, além dos conteúdos transversais, como Educação Ambiental, Higiene e Segurança no Trabalho; Metrologia e Normalização.

Para o instrutor José Bastos Figueiredo, engenheiro eletrônico há 34 anos e professor do Cefet, da cidade de Lagarto, o curso é uma oportunidade ímpar para capacitação profissional. “É interessante que já ministrei esse curso para outros jovens, mas esse é de caráter diferente, pois visa a qualificação imediata. Para tanto, vou desenvolver um trabalho que torne os alunos preparados para desenvolver suas aptidões em empresas”.

Designer Gráfico
Já o curso de Designer Gráfico conta com 15 alunos inscritos e tem carga horária de 120 horas/aula. O curso é dividido em três módulos, primeiro Corel Draw, segundo Adobe Photo Shop e por último Adobe Pager Maker. Na prática, com a conclusão do curso, os alunos terão a capacidade de criar ilustrações e peças gráficas, utilizando os softwares de editoração gráfica como ferramenta de apoio.

O instrutor do curso, Clecio Luiz do Amaral Dias, é técnico em edificações e há 25 anos trabalha como designer. “Comecei a trabalhar como designer antes mesmo de ter computador. Já trabalhei com jovens que poderiam pagar um curso igual a esse, em outras ocasiões, e tenho certeza de que irão sair excelentes designares aqui desta turma, pois geralmente são bastante interessados”.

Thaís Cristina Barros de Vasconcelos, 22 anos, tem o 2º grau completo, mas está desempregada e vê no curso de Designer uma grande oportunidade. “Tenho certeza de que depois desse curso vou conseguir arranjar alguma coisa, pois nunca trabalhei, mas agora há uma esperança”, explica. Tanto o curso de Mecânica Industrial, quanto o de Designer Gráfico está sendo desenvolvido no Senai/DIA, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.