[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os usuários do sistema de transporte público de Aracaju receberam na noite de ontem, 22, o “novo” terminal de ônibus Visconde de Maracaju. O espaço foi completamente reconstruído pela atual administração municipal para garantir o conforto da população em geral e o acesso ao transporte público de deficientes físicos e visuais. A obra, inaugurada pelo prefeito Marcelo Déda com a participação de diversos secretários municipais e autoridades, vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas que circulam nas 22 linhas de ônibus que passam pelo terminal diariamente.

“Esta não é apenas uma reforma porque nós derrubamos o velho e construímos tudo de forma mais moderna e com a qualidade que marca todas as obras da Prefeitura de Aracaju”, declarou o prefeito, lembrando que o terminal serve também aos usuários do município de Nossa Senhora do Socorro. “Esta obra tem a marca do compromisso social de um governo que coloca a maior parte dos recursos públicos onde a população mais necessitada vive”, complementou Marcelo Déda.

Algumas das inovações no terminal Visconde de Maracaju são o fraldário para que as mães possam trocar a roupa de seus filhos e o a cobertura elevada na diagonal, que permite que os passageiros entrem nos ônibus sem se molhar em dias de chuva. “Se as pessoas que andam de avião têm direito a banheiro e tudo de qualidade nos aeroportos, porque a comunidade que anda de ônibus não pode ter isso também?”, indagou Marcelo Déda. “Este terminal traduz o respeito que a administração atual tem com o dinheiro da população. Isso não é favor, mas uma obrigação que cumprimos com prazer”. Ele ressaltou ainda que o investimento de R$ 262 mil para reconstruir o terminal foi todo feito com recursos próprios da prefeitura, proveniente de impostos como IPTU e ISS.

O vice-prefeito Edvaldo Nogueira frisou sua satisfação em participar de um “governo sempre preocupado com as necessidades das camadas menos favorecidas da população”. O senador Antônio Carlos Valadares foi enfático ao dizer que “obras como o terminal Maracaju marcam a administração de Marcelo Déda como a melhor que a capital sergipana já viu”. Suas palavras foram reforçadas pelo presidente da Câmara de Aracaju, vereador Sérgio Góes, e pela deputada estadual Ana Lúcia.

Portadores de necessidades especiais
O terminal Visconde Maracaju é o primeiro de Sergipe a garantir que os deficientes visuais possam pegar ônibus com facilidade. Placas de leitura em Braille com as linhas de ônibus descritas e piso tátil para identificar o fim da calçada são os diferenciais que garantem a tranqüilidade de quem não enxerga. Os portadores de deficiência física também foram lembrados com rampas de acesso em toda a área do terminal, banheiros especiais e ônibus com elevador para os que andam em cadeiras de rodas.

“Nós estamos fazendo história no tratamento aos portadores de necessidades especiais e precisamos contar com o apoio da população para preservar os equipamentos que garantem o acesso destes cidadãos aos serviços oferecidos pela prefeitura”, disse Marcelo Déda. O prefeito destacou também outros investimentos feitos na zona Norte como a pavimentação da avenida Visconde de Maracaju, a drenagem e pavimentação de 17 ruas no loteamento Cigano, o campo de futebol Robério Garcia, a avenida São Paulo e a orla do bairro Industrial. Depois da inauguração do “novo” terminal, milhares de pessoas cantaram e dançaram ao som do forró tradicional de Aldemário Coelho e Banda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.