Samu Aracaju servirá de modelo para o serviço nos estados da Bahia e Paraíba
Entre os dias 21 e 22, sexta-feira e sábado, essas pessoas acompanharão de perto o funcionamento do serviço de emergência municipal e receberão treinamento ministrado pelo coordenador Geral do Samu, Márcio Barretto. Na agenda tem, ainda, uma conversa com o secretário Rogério Carvalho que projetou o serviço.
Os dois estados estão em fase de implantação e foram orientados pelo Ministério da Saúde para virem a Aracaju conhecer de perto o serviço. Entre as pessoas estão os coordenadores de cada Samu e assessores diretos dos secretários estaduais de saúde da Bahia e Paraíba.
Essa visita comprova que quando o trabalho é bem feito e levado a sério, pouca importância tem as barreiras idealistas. O estado da Bahia é governado pelo PFL e o da Paraíba pelo PSDB.
MODELO
No lançamento nacional do Samu 192, na fábrica da Mercedes Benz em São Bernardo do Campo (SP), no último mês de abril, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o ministro da saúde Humberto Costa citou o Samu Aracaju duas vezes, ressaltando sempre a qualidade e eficiência do serviço oferecido pela Prefeitura de Aracaju.
Na primeira vez lembrou que o aumento do número de ambulâncias pode reduzir o tempo resposta, e que com mais viaturas as outras cidades podem atingir a meta de Aracaju que tem o melhor tempo resposta do país. Na segunda falou sobre a documentação eletrônica e análise das fitas gravadas dos atendimentos como um bom método de aprendizagem e acompanhamento da qualidade do serviço.
Tanta qualidade fez com que o Ministério da Saúde convidasse o coordenador Márcio Barreto para ser consultor da Coordenação Geral de Urgência e Emergência da Secretaria de Assistência a Saúde nas áreas de catástrofe, acidentes com múltiplas vítimas e regulação médica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Samu Aracaju servirá de modelo para o serviço nos estados da Bahia e Paraíba – Foto: Márcio Garcez