[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O vice-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, debateu na manhã de hoje com o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Márcio Lacerda, o projeto que já está tramitando no ministério sobre a necessidade de revitalizar o canal que corta o bairro Nova Liberdade, na zona Norte da capital, para evitar transbordamentos no período das chuvas. Sob a orientação do prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, que foi a Goiânia para participar da 45ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira entregou também um dossiê preparado pela prefeitura sobre a situação do canal.

“O número de rios que cortam a cidade, os fatos de ela ser baixa em relação ao nível do mar e de ter sido construída em cima de manguezais ainda causam muitos problemas na época das chuvas”, explicou o vice-prefeito. Para ele, a participação das cidades é cada vez mais urgente nas decisões do Governo Federal. “O prefeito Marcelo Déda, que coordenou a FNP durante um ano, sempre apontou o protagonismo das cidades como o caminho para a resolução dos problemas enfrentados pela municipalidade”, disse.

De acordo com o secretário executivo Márcio Lacerda, a orientação do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, é estreitar os laços com os municípios. “Precisamos de um plano integrado de desenvolvimento regional e a participação das prefeituras é essencial neste processo”, disse. De acordo com Márcio Lacerda, o Governo Federal vai investir este ano cerca de R$ 40 milhões em Sergipe nas regiões do baixo São Francisco (Canal de Xingó), Jacaré-Curituba e Alto Sertão.

“Não há como negar a grande atenção que o Governo Federal tem dado ao nosso Estado. Estes investimentos são mais uma prova do compromisso do presidente Lula com o desenvolvimento sustentável de Sergipe”, opinou Edvaldo Nogueira, que classificou como “fundamental” a existência de um projeto de desenvolvimento sustentável do Estado. “Enquanto capital, também somos atingidos e beneficiados com projetos que enriqueçam o Estado e queremos que Aracaju seja um importante parceiro deste esforço para discutir o desenvolvimento econômico de nossa região”, concluiu.

Participaram também da reunião no gabinete do prefeito Hypérides Pereira de Macedo, secretário de Infra-estrutura Hídrica; José Zenóbio Teixeira de Vasconcelos, diretor da Agência de Desenvolvimento do Nordeste-ADENE; Eudoro Walter de Santana, diretor do DNOCS; Luiz Carlos Everton de Farias, presidente da Codevasf e João Augusto Gama, assessor da presidência da Codevasf. Os secretários municipais Oliveira Júnior (Governo), Sérgio Ferrari (Emurb); e Fernando Marcelino (adjunto da secretaria de Planejamento) também estiveram presentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.