PMA promove caminhada no Dia Nacional de Luta contra Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente
Puxada ao som da percussão do grupo de música composto por adolescentes do projeto Criança Cidadã, a caminhada percorreu o calçadão da João Pessoa até a praça Fausto Cardoso. A mostra da importância desse trabalho desenvolvido pela PMA, realizando campanhas educativas e mobilizando a comunidade contra a exploração sexual é um grande marco da administração Marcelo Déda.
De acordo com Cláudia Cardoso, coordenadora do projeto Cidade Criança, esse trabalho desenvolvido pela atual administração é importante para criar ações preventivas de combate a exploração sexual infanto-juvenil no município de Aracaju. “O que pretendemos com essa caminhada é sensibilizar a população pela questão da violência sexual. Com isso estamos buscando uma redução no número de violência”, afirma.
Para Clara Rita, técnica da Semasc, a urgência de desenvolver programas que visem beneficiar crianças e adolescentes através de projetos realizados pela prefeitura em parceria com outras secretarias e entidades é muito importante para promover a inclusão social dessas pessoas com dignidade. “Essa forma de pensar e juntar todas as ações sensibilizando a sociedade para a ajuda contra esses abusos é o nosso objetivo. A denúncia é a maneira encontrada para amenizar essa situação”, afirma.
Juliane Duarte Cruz, mãe de Maíse Vitória, de 2 anos, garante que uma iniciativa como essa é muito válida. “Eu sou mãe e sei da importância de medidas contra a violência de crianças e adolescentes. Deus me livre se acontecesse alguma coisa com minha filha, não gosto nem de pensar”, comenta, prestigiando e dando apoio ao evento.
A caminhada contou com o apoio de parcerias e agentes de sistemas de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Semed, Ministério Público, Conselhos Tutelares, Ong Missão Criança, Petrobras, Conselhos de Direitos da Criança e Adolescente, Juizado da infância e da Juventude, Associação de Prostituas, Movimentos Meninos e Meninas de Rua e Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, marcaram presença.
O encerramento do evento ocorreu na praça Fausto Cardoso com atrações culturais. Crianças e adolescentes do Peti do bairro Santa Maria e Manoel Preto fizeram apresentações de grupos de danças Mocamos e Samba de coco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- PMA promove caminhada no Dia Nacional de Luta contra Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente – Fotos: Márcio Dantas