[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, classificou hoje, 13, de fundamental importância para o mundo as discussões que ocorreram em Paris e Barcelona, na semana passada, sobre a integração das cidades, a partir da fundação da organização Cidades, Governos Locais Unidos (CGLU). A nova entidade é vista como a ONU das Cidades e será presidida pela prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Para ele, os avanços significam o fortalecimento das políticas aprovadas pela ONU de assentamento em 1996, durante reunião em Stambul, na Turquia.

“Sem dúvida nenhuma, os governos locais convivendo diretamente com as suas comunidades reúnem todas as condições de ouvir as opiniões das populações e através desses contatos podem integrar as discussões sobre a paz e o desenvolvimento do mundo”, observou o prefeito Marcelo Déda, que durante os eventos em Paris e Barcelona se encontrou com diversas autoridades e fez contatos com organismos internacionais como a Habitat-ONU que cuida da moradia e da regularização da terra urbana em todo o mundo.

Entre as autoridades com as quais o prefeito Marcelo Déda conversou, destacam-se os prefeitos de Buenos Aires, Aníbal Ibarra, e o de Barcelona, Joan Clos. Houve, ainda, encontros com autoridades de países de língua português – Angola e Portugal. Com o secretário de Assuntos Federativos do Brasil, Vicente Trevas, o prefeito de Aracaju participou de um almoço-trabalho para discutir a cooperação entre cidades da Espanha e do Brasil. O encontro envolveu representantes da política de relações internacionais da Deputación de Barcelona, que reúne municípios da região metropolitana de Barcelona.

Ficou acertado ao final do encontro que prefeitos brasileiros visitarão a região metropolitana de Barcelona para participar de um seminário sobre administração pública e conhecer intervenções urbanas e políticas sociais ali executadas. Marcelo Déda informou que a idéia da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade da qual é o coordenador geral, é possibilitar o intercâmbio e experiência entre as cidades espanholas e brasileiras.

“Do mesmo modo que aprendemos com eles, especialmente questões relacionadas à política urbana, eles estão ansiosos para conhecer os avanços obtidos pelas cidades brasileiras governadas pela esquerda no campo da descentralização administrativa e participação popular”, apontou o prefeito Marcelo Déda, que nos encontros com as autoridades estrangeiras entregou material produzido pela Prefeitura de Aracaju – revistas, relatórios e CD room – e divulgou as riquezas turísticas de Aracaju. “É fundamental divulgar a cidade e ocupar os espaços”, estimulou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.