Horto da Emsurb mantém estoque de 100 mil mudas de plantas variadas
Através de enxerto, semeio e adubo orgânico (terra vegetal e estrumo), 30 mil mudas são produzidas por mês pelo horto, que atualmente possui um estoque de 100 mil mudas de diversos tipos de plantas. A partir do próximo mês, a produção mensal passará para 50 mil, pois no inverno as condições climáticas são mais favoráveis aumentando a produtividade. A prefeitura nessa época irá investir em plantas floríferas, significando mais flores embelezando a cidade.
Além de todo esse trabalho de plantio e cultivo, agentes de irrigação, limpeza, plantio e podação trabalham semanalmente na preservação das praças e canteiros. Atualmente as equipes estão trabalhando na praça do Lamarão e nas avenidas Tancredo Neves, Edésio Vieira de Melo e Visconde de Maracaju, plantando mudas. O acompanhamento das tarefas é feito por um engenheiro agrônomo, que percorre a cidade fazendo uma estimativa de quantas e quais mudas um determinado local está precisando. Solicitações da comunidade também ajudam na manutenção das áreas verdes da cidade, pois normalmente a Emsurb possui agentes fixos de limpeza, varrição, capinação e roçagem em todas as praças.
Segundo Ademilson Vieira, coordenador do horto, o local irá acompanhar a reforma que está sendo feita no Parque da Sementeira. “Vamos aumentar as estufas, que são locais com sombreamentos para semeio, pois muitos desses já possuem várias plantas”, diz. Para ele, a importância do horto está também em deixar a cidade mais bonita. “Aqui produzimos tudo aquilo que a cidade necessita em termos de plantas. Damos mais vida e mais verde a cidade, embelezamos praças e avenidas. Quem aqui chega fica deslumbrado com a beleza dos jardins, com a limpeza, não só turistas, mas também a população de Aracaju”, destaca Ademilson.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Horto da Emsurb mantém estoque de 100 mil mudas de plantas variadas – Fotos: Wellington Barreto