Unidade de Saúde Antônio Alves comemora os três anos do grupo da Terceira Idade
Em um dia marcado pela alegria e descontração, os idosos participaram de uma pequena palestra, onde os agentes de saúde contaram um pouco sobre a farmácia popular, método muito utilizado principalmente pelos mais velhos. Os agentes ainda fizeram uma encenação e contaram um pouco sobre as lendas, como por exemplo, o saci-pererê.
Logo após a apresentação dos agentes de saúde, os idosos começaram a comemoração através de cantigas de rodas, apresentação de danças como o reisado e o guerreiro. A festa, que foi organizada pelo auxiliar administrativo Wellignton Bispo Santos, teve como principal objetivo promover a interação, fazer um resgate cultural e proporcionar um pouco mais de alegria para os participantes do grupo. “Nós resolvemos resgatar a cultura popular porque ela anda meio esquecida. Os idosos precisavam fazer algo e então nós, juntamente com eles, que aceitaram a idéia com muito entusiasmo, resolvemos fazer este resgate cultural”, afirmou Wellignton.
Segundo a gerente da Unidade, Carla Vânia de Oliveira Figueiredo Almeida, o grupo da Amizade é muito importante para a comunidade. “Ele é um grupo parceiro que participa e se encaixa muito bem no trabalho da unidade. Os idosos deste grupo se vêem até como funcionários dela, eles se sentem aqui muito à vontade para opinar, criticar, reclamar, ou seja, são muito atuantes e é um prazer enorme participar desta comemoração”, disse. Ainda segundo a gerente, os idosos participantes do grupo são em sua maioria hipertensos e diabéticos, mas que está aberto à toda a comunidade. “Qualquer idoso pode chegar. Ele faz o cadastro com a enfermeira da área dele, ou com a assistente social da sua Unidade”, afirmou.
O grupo também é uma grande fonte de riquezas, harmonia e felicidade. Os idosos que participam vão a cada dia com mais vontade de rever os amigos e de colocar a conversa em dia. Para elas as reuniões são muito gratificantes e procuram fazer de tudo para não faltar. Segundo a senhora Maria Conceição Santos, 61 anos, o grupo é maravilhoso. “Aqui a gente tem a oportunidade de fazer coisas que não fizemos durante a juventude. É maravilhoso, estou muito feliz”, disse, com a experiência de quem freqüenta o grupo desde seu início.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3”][vc_column_text]
- Unidade de Saúde Antônio Alves comemora os três anos do grupo da Terceira Idade – Descontração e alegria durante o evento