Marcelo Déda destaca participação de Aracaju em fóruns internacionais de prefeituras
“Nós estamos hoje numa posição que fortalece as cidades brasileiras e mostramos que o Brasil, apesar de precisar da colaboração internacional, tem muito a oferecer com sua experiência aos outros países do mundo. Pudemos mostrar o renascimento das cidades brasileiras e a luta dos prefeitos para que nossos municípios tenham sua autonomia reconhecida”, resumiu Marcelo Déda.
Em Barcelona ele participou da segunda mesa de debates mais importante para a criação da Agenda 21 da Cultura – uma proposta das cidades para o desenvolvimento cultural, durante o IV Fórum de Autoridades Locais. Intitulada A Cultura e a Inclusão Social: dos Desafios às Políticas, a mesa contou com a participação dos prefeitos de Buenos Aires, Córdoba e Roma, e foi coordenada por Manuel Carrillo, ex-ministro de Cultura de Portugal..
Os exemplos de Aracaju
Prefeitos de dezenas de países do mundo inteiro têm reivindicado o fortalecimento do poder local como um instrumento democrático e, na opinião de Marcelo Déda, as discussões na Europa trouxeram benefícios não só para o Brasil como um todo, mas especificamente para Aracaju. “Nossa capital passa a ser uma cidade conhecida e passa a freqüentar as discussões e os projetos de Aracaju passam a ter mais respaldo não apenas no país como também na perspectiva de parcerias internacionais com organismos como a ONU, Unesco, Unicef, BID e Banco Mundial”, avaliou.
Na palestra que proferiu em Barcelona, o prefeito Marcelo Déda destacou as eleições para coordenadores de escolas municipais realizadas em Aracaju como exemplo da promoção da cultura democrática e o Forró Caju como um grande festival cultural. Além disso, o prefeito explanou sobre a pluralidade de culturas existente no Brasil. “A afirmação da cultura brasileira é, sobretudo, uma afirmação do respeito pela diferença”, afirmou.
A comemoração feita pela Prefeitura de Aracaju em 2002 pela passagem do Dia Internacional das Mulheres foi um dos temas mais comentados durante os debates. “Nós homenageamos as mães-de-santo (ialorixás), que representam uma cultura que foi oprimida, mas que foi capaz de se afirmar”, disse. “Esta é a melhor lição que o Brasil pode dar ao mundo: a de criar condições para conviver na diferença”
Reconhecimento Internacional
A cidade de Córdoba, na Espanha, aplica hoje o Orçamento Participativo nas decisões administrativas de sua prefeitura. O modelo que a cidade espanhola segue é inspirado no que foi implantado na cidade de Porto Alegre pelo Partido dos Trabalhadores (PT). De acordo com o prefeito de Saint-Denis, na França, o Fórum de Autoridades Locais de Porto Alegre foi o grande inspirador do Fórum de Autoridades Locais Européias, realizado no começo deste ano em sua cidade. “O Brasil está conseguindo mostrar ao mundo que é um país que tem muito a contribuir”, concluiu Marcelo Déda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Marcelo Déda destaca participação de Aracaju em fóruns internacionais de prefeituras – Fotos: Márcio Dantas