[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) está desenvolvendo esta semana uma programação especial para marcar o Dia do Gari, instituído pelo prefeito Marcelo Déda como integrante do calendário de datas oficiais do município. A data a ser comemorada é 14 de maio, próxima sexta-feira.

Hoje, 11, foi um dia especial na vida dos garis e margaridas da Prefeitura de Aracaju. Acostumados à aridez das ruas, a visita ao Oceanário da cidade foi uma experiência inusitada para cada um dos servidores. Um ambiente novo, repleto de novidades e informações; contato com o Meio Ambiente e com um mundo que os encantaram. Durante a visita, espécies marinhas como tartarugas, tubarões, peixes exóticos e arraias foram admirados pelos visitantes.

De acordo com o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, o intuito do passeio não foi só o de proporcionar lazer, mas de levá-los a um mundo do qual viam através da televisão. “Eles puderem agregar novas informações e conhecimentos sobre o Meio Ambiente, inclusive estimulando-os a agregar valores sob a sua própria ótica”, explicou, acrescentando que esta iniciativa da Emsurb representa a preocupação do prefeito Marcelo Déda em promover condições dignas para o desempenho da função e também a valorização do servidor como patrimônio da Administração Municipal.

O passeio começou com um documentário que conscientiza as pessoas sobre a importância do projeto de preservação. Perguntas foram respondidas e dúvidas foram esclarecidas. “Não sabia que as tartarugas viviam tanto”, comenta a servidora Maria Augusta Santos. “Adorei o passeio. Só via esses animais na televisão, agora posso ver de perto e até tocá-los”, diz contente Mirian Rodrigues.

Para Karina Costa, uma das organizadoras do passeio, a Emsurb juntou a vontade deles de aprender com a necessidade de saber mais sobre Meio Ambiente, já que trabalham com a limpeza da cidade.

Várias espécies foram vistas, mas o que chamou mais a atenção dos visitantes foi a exposição sobre o lixo encontrado no habitat dessas espécies (nas praias e mangues). Foi inevitável a associação do que recolhem das ruas. “É este despertar que estamos motivando neles ao proporcionarmos a oportunidade de conhecerem o Oceanário. Na verdade, eles estão desenvolvendo em si mesmos uma fonte multiplicadora de consciência ambiental”, disse Osvaldo Nascimento.

Durante esta semana, os agentes de limpeza da Prefeitura de Aracaju estarão participando de atividades recreativas e educacionais com o intuito de marcar a passagem do Dia do Gari. Além da visita ao Oceanário, está programada uma sessão de cinema especial para eles, com a apresentação do filme “Auto da Compadecida”, assim como torneios de dominó e futebol. Fechando as comemorações, na sexta-feira, será realizada uma festa na sede do Sest/Senat, onde também será lançada a Oficina de Talentos, que tem como objetivo incentivar a produção artística através de trabalhos de crochê, carpintaria e artesanato, entre outros materiais produzidos pelos próprios servidores.

O biólogo e gerente do Oceanário, Regis Fontana Pinto, atesta que a visita não se resume a um passeio apenas, mas a vivência de uma situação que pode ser apreendida e aplicada no dia-a-dia. “Quero que vocês se tornem multiplicadores. Expliquem para os amigos, familiares sobre o estrago que o lixo faz quando jogado no Meio Ambiente”, falou aos servidores. “É raro encontrarmos um grupo tão interessado como este. Eles realmente aprenderam alguma coisa a mais sobre o lixo. Fico feliz, já que eles limpam a nossa cidade”, disse Regis Fontana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3”][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.