Cursos de Mecânica Convencional de Veículos e Costura Industrial iniciam hoje
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e a Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com a Caixa Econômica Federal, qualifica e insere cada vez mais cidadãos aptos para o desenvolvimento econômico e social.
São 14 inscritos para o curso profissionalizante de Mecânica Convencional de Veículos Leves, que tem carga horária de 180 horas/aulas, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, no Senai da rua Propriá, Centro da cidade. Segundo o instrutor José Farias, o curso vai abordar conhecimentos da área estrutural do veículo. “Darei o pontapé inicial para consertos, desmonte e inspeção de veículos, ensinado o sistema de freios, de direção, transmissão, entre outros”.
O jovem Jango Vinícius de Jesus Pinto, 18, que trabalha há cinco meses em oficina mecânica, vê no curso uma oportunidade de crescer no seu trabalho. “Penso que fazendo esse curso posso desenvolver melhor o meu trabalho, pois é a primeira vez que faço um curso assim e estou muito esperançoso. Quero sair daqui muito mais preparado. No futuro pretendo ter a minha própria oficina”, explica.
Costura
O curso de Costura Industrial Básico em Malha conta com 15 inscritos e tem carga horária de 160 horas/aulas, também das 7h30 às 11h30, de segunda a sexta-feira no Senai do Distrito Industrial de Aracaju. Para Maria Alves do Nascimento, costureira há 15 anos e instrutora do curso, a expectativa é muito grande, pois é a primeira vez que participa do projeto da Fundat e espera suprir as necessidades do curso.
“Vou ensinar costura de todas as peças em malha, como vestidos dos mais simples aos mais sofisticados, shorts, camisetas versáteis, calças e muito mais. Nesse primeiro momento, pude perceber que as alunas estão bastante interessadas e se continuarem assim, serão excelentes costureiras”, afirma Maria Nascimento.
Para a dona de casa Vanda Santos Santana, aprender a costurar é uma terapia. “Estou saindo de um quadro de depressão muito forte e cursos como esses, têm me auxiliado bastante. Fiz o curso de peças íntimas pela Fundat, na Coroa do Meio, e agora estou fazendo este, para me aperfeiçoar, conseguir aumentar minha renda e seguir minha vida feliz”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]