[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta sexta, 23, a presidência da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) reuniu-se com representantes de movimentos populares do bairro Jabotiana para discutir ações conjuntas com foco na construção de uma consciência para preservação ambiental e de saúde, objetivo do projeto “Construindo uma Jabotiana Saudável”. A reunião surgiu da proposta da comunidade da Jabotiana de buscar parcerias com a Prefeitura de Aracaju para ampliar a abrangência dos objetivos do projeto apresentado pelos representantes dos movimentos populares.

O projeto foi criado a partir da necessidade – observada pela assistente social Neire Costa – de motivar a comunidade a se preocupar com noções de higiene e saúde, bem como criar uma consciência ambiental. Nele, são desenvolvidas caminhadas ecológicas envolvendo escolas para visitação e orientações sobre como cuidar do mangue. O projeto prevê também conversas com feirantes, taxistas e carroceiros sobre noções de higiene e cuidados com a saúde, assim como ações para desenvolver campanhas educativas voltadas para melhoria da qualidade de vida da comunidade.

De acordo com o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, é importante que a comunidade se envolva para estimular a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o mais importante é a iniciativa de criar projetos que se somam aos anseios da Administração Municipal. “O prefeito Marcelo Déda, durante estes quase três anos e meio de gestão à frente da Prefeitura de Aracaju, tem deixado um amplo espaço para o diálogo com as comunidades, inclusive estimulando a participação dos movimentos representativos das comunidades no sentido de desenvolver ações concretas que levem à melhoria da qualidade de vida dos aracajuanos”, disse.

Para a assistente social Neire Costa, a proposta nasceu na Unidade de Saúde Manoel Souza Pereira e envolve a Associação de Moradores Jardim Sol Nascente, Grêmio Esportivo Sol Nascente, Conselho Local de Saúde e Central de Movimentos Populares Brasil. “Temos idéia, por exemplo, de cadastrar os carroceiros que trabalham no bairro para padronizar os veículos, receberem orientações para realizar o trabalho deles sem poluir a cidade e também ajudá-los no sentido de cuidar de sua saúde”, explica.

A partir desta proposta, a Emsurb pretende acompanhar o projeto para desenvolver em conjunto com as entidades envolvidas um trabalho junto aos carroceiros, no sentido de disponibilizar uma área para descarte de entulho, evitando o surgimento de pontos de lixo no bairro. Paralelo a isso, outras ações estarão sendo discutidas para apoiar a iniciativa da comunidade do bairro Jabotiana. Na próxima segunda, 26, representantes da Emsurb vão conhecer de perto o projeto, através de uma visita à comunidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.