Crianças e adolescentes assistidos pela prefeitura dão verdadeiro show de capoeira no Centro de Referência
Logo em seguida, o Mestre Morcego, como foi batizado pela Capoeira o professor Antônio Souza, canta a ladainha – uma canção que é uma espécie de oração da capoeira – para dar início ao Batizado. Vozes reunidas formam um belo coral que impulsiona o jogo de braços e pernas dos meninos na roda. Eles recebem as cordas e são batizados com um apelido concedido pelo mestre da capoeira. “O que eu mais gosto na capoeira é a ginga e a mandinga que é quando você está cansada e finge que vai dar um golpe, mas não dá. É uma provocação. Hoje eu vou receber a corda verde”, comenta a aluna Danielle Fernanda Santos Rodrigues, 14 anos.
O Batizado foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Neste evento houve o primeiro encontro dos programas Criança Cidadã e de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “Eu e a equipe da Semasc ficamos muito felizes em poder contribuir com as cordas e as roupas de todos vocês para a realização deste batizado”, afirma a coordenadora do Centro, Clara Rita Oliveira.
No final do evento, o brilho nos olhos das crianças e adolescentes comprovou a satisfação e a alegria de estar participando do Primeiro Batizado de Capoeira, uma atividade que só foi possível de se realizar depois de quase um ano de trabalho. “É a concretização de um sonho meu e de todas essas crianças. A capoeira funciona como um instrumento de socialização para eles”, observa o professor Antônio Souza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]