Sindicato da construção civil apresenta propostas ao prefeito Marcelo Déda
“Queremos contribuir com a administração na esfera de obras públicas e ficamos muito felizes em perceber que há o entendimento de que a infra-estrutura é uma questão social e percebemos isso nas ações da prefeitura”, frisou o vice-presidente de obras públicas do Sinduscon, Francisco Costa.
Além das inúmeras obras, uma das principais ações da prefeitura na área da construção foi a retomada da democracia nos processos de licitação para as obras. “Quebramos práticas administrativas que não ampliavam as condições para que todas as empresas pudessem participar das licitações. Hoje, aumentamos quatro vezes o número de participantes e dificilmente menos de 10 empresas concorrem para executar uma obra da nossa administração”, afirmou o prefeito Marcelo Déda, que ressaltou também a transparência de todas as licitações, disponibilizadas inclusive no site da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), no endereço www.aracaju.se.gov.br/emurb
De acordo com o prefeito, a grande maioria das empresas que trabalham em obras da prefeitura é sergipana e a responsabilidade fiscal tem sido prioridade. “Não licitamos uma obra sequer sem que os recursos estejam assegurados, mas a burocracia muitas vezes nos impede de agir de forma mais rápida”, ponderou. “A prefeitura tem interesse em agilizar todos os processos e mesmo com as dificuldades em gerenciar a demanda e a disponibilidade de recursos, temos conseguido manter um bom ritmo de trabalho e realizado intervenções em todas as áreas da cidade”, disse, lembrando a ampliação das contrapartidas financeiras da prefeitura na execução das obras. Uma reunião entre os secretários Sérgio Ferrari (Emurb), Nilson Lima (Finanças) e Lúcia Falcón (Planejamento), será marcada para que as propostas apresentadas sejam discutidas.
Geoprocessamento
A Prefeitura de Aracaju está preparando a cidade para lidar melhor com seu crescimento e controlar as ocupações, obras e necessidades de cada ponto da capital. Para isso, o sistema de geoprocessamento já está sendo executado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Modernização (PNAFM).
Fotos digitalizadas de todas as regiões de Aracaju já foram tiradas e os arquivos de computador com as informações sobre todo o município estão sendo gerados. Desta forma, a prefeitura vai ter todo o controle de ações que apoiarão o cadastro imobiliário da cidade e permitirão o acompanhamento preciso do planejamento urbano da cidade, assim como a identificação de todas as intervenções feitas pela PMA, os equipamentos públicos instalados e as carências de cada área.
PAR
Dentre as iniciativas bem sucedidas destacadas pelos representantes do Sinduscon estão o Programa de Arrendamento Residencial (PAR), desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju em parceira com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Governo Federal. Até o final da administração do prefeito Marcelo Déda, cerca de R$ 100 milhões terão sido investidos no PAR em Aracaju e cerca de 5 mil famílias terão suas novas moradias. Outras obras citadas foram a revitalização da Colina do santo Antônio e a drenagem e pavimentação de bairros inteiros realizadas pela prefeitura.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Sindicato da construção civil apresenta propostas ao prefeito Marcelo Déda – Reunião no gabinete do prefeito