Concurso da Guarda Municipal chega à última fase
“Dentre os candidatos que alcançarem a média estabelecida, os 200 primeiros deverão ser admitidos até meados de junho”, explicou o comandante da Guarda Municipal, capitão PM Eduardo Henrique, ao complementar dizendo que, a partir de então, será iniciada uma nova fase da capacitação já com os candidatos efetivamente admitidos como guardiões municipais.
FORMAÇÃO CONTÍNUA
Ainda de acordo com as informações do comandante da guarda, os novos guardiões receberão uma capacitação inicial que totalizará de 480 a 500 horas/aula, a serem ministradas já pela Guarda Municipal. “As disciplinas que vão compor a grade curricular dos guardiões são matérias já apontadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) visando a composição de um currículo único na formação de guardas municipais e do homem de segurança pública em todo o país”, afirmou capitão Eduardo.
Segundo ele, a Guarda Municipal de Aracaju sai na frente mais uma vez, já que contará com um quadro novo de profissionais já obedecendo as exigências do novo currículo indicado pelo Governo Federal. “Obviamente, neste novo currículo estarão inseridas disciplinas peculiares ao trabalho local”, completou.
EFETIVO ATUAL
A Guarda Municipal conta hoje com um efetivo de 240 homens, onde estão mesclados funcionários em desvio de função, comissionados e vigilantes. “O município hoje tenta buscar uma fórmula para não perder esta mão de obra tão qualificada, já que houve um investimento muito grande, nos últimos três anos, na capacitação destes guardas, embora tenhamos de respeitar o que preconiza a lei”, disse o capitão Eduardo, referindo-se à regulamentação da carreira de Guarda Municipal. “Mesmo sabendo que será uma perda de pessoal qualificado significativa para o município, admitimos que o profissional da Guarda Municipal é hoje um profissional de carreira que não pode ter seu fluxo de evolução impedido por outros que não fazem parte deste novo quadro. Portanto, é este equilíbrio que estamos procurando alcançar para que possamos dar uma melhor resposta à sociedade”, finalizou o comandante.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]