[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma sergipana atuante, apaixonada pela sua terra, responsável por resgatar a participação do Estado no cenário do cinema nacional. A diretora de produção cinematográfica Rosângela Rocha dos Santos é uma das homenageadas pela Prefeitura de Aracaju em mais uma edição da Medalha do Mérito Cultural Ignácio Barbosa. A medalha, que será entregue dia 19, demonstra o reconhecimento da administração municipal às personalidades que contribuem com o enriquecimento e progresso cultural de Aracaju.

“Me sinto muito feliz com essa homenagem, veio em boa hora e é fruto de todo o nosso trabalho pelo Estado”, diz Rosângela. Aos 39 anos, ela acumula títulos na área da sétima arte: idealizadora do Festival Luso Brasileiro de Curtas Metragens – Curta-Se, representante local da Associação Brasileira de Documentários (ABD), e primeira mulher a presidir uma
associação local do órgão, agente da BR Distribuidora em Sergipe, membro do Conselho Consultivo do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC). “A importância de tudo isso é ver Sergipe inserido no contexto do cinema nacional, os sergipanos conhecendo os filmes, a gente promovendo a difusão, formação e produção do cinema brasileiro…”, diz, ao enumerar as conquistas desses sete anos de estrada.

Trajetória
Formada em Educação Física e especialista em psicomotricidade, Rosângela Rocha exerceu a profissão durante mais de 15 anos. Em 1997 ela foi assaltada por uma paixão que modificou sua vida: o cinema. “O cinema me conquistou”, revela, com um sorriso apaixonado de quem largou tudo para se doar inteiramente ao novo projeto de vida.

Em 2001, após 20 anos da ausência sergipana no cenário da cinematografia nacional, Rosângela concebe a idéia que colocou o Estado no palco dos grandes festivais de cinema. “O último festival em Sergipe tinha acontecido em 1981. Durante todo esse tempo, 20 anos, houve uma lacuna. E então, após três anos de muitas participações em festivais e contato com outras experiências, criamos o Curta-SE”, afirma.

O primeiro evento, marcado pelo amadorismo próprio de quem está arriscando os primeiros passos, aconteceu na Universidade Federal de Sergipe. “Só havia competição em vídeo, mas foi em nível nacional. Estávamos mostrando a nossa força na área do áudio-visual, conhecendo pessoas e tendo credibilidade”, lembra Rosêngela.

Em sua quarta edição, o Curta-SE, evento realizado com o apoio da PMA, está marcado para o período de 12 a 16 de maio e já é sinônimo de sucesso. “Os realizadores elogiaram muito o festival, que já tem projeção nacional e até estrangeira, pois é luso-brasileiro. Teremos a presença de realizadores de cinema de Portugal”, ressalta.

Conquistas
Os resultados de toda essa militância, motivada pelo anseio de colocar Sergipe de “igual para igual” com outras experiências de cinema realizadas no país, além do desejo de democratizar o acesso à sétima arte, enaltecem o orgulho dessa sergipana nascida em Estância. “Me sinto orgulhosa por fazer parte desse processo de penetração de Sergipe no cinema nacional e saber que todas essas conquistas foram merecidas por conta de uma militância contínua”, revela.

Ela destaca mais conquistas para o cinema sergipano. “Em 2007, Aracaju será sede do Congresso Brasileiro de Cinema. Outra vitória é a participação de um documentário nosso na TV Cultura, por meio do projeto DOC-TV”, afirma. Incansável, a diretora de produção cinematográfica quer colher mais frutos de todo o trabalho semeado. “Espero que o cinema seja cada vez mais fortalecido e as experiências cada vez mais visíveis. Estou bem realizada com tudo isso. Daqui para frente, só novos frutos”, diz, otimista.

A medalha do Mérito Cultural será concedida também aos jornalistas Célio Nunes e Paulo Roberto Dantas Brandão, aos compositores Paulo Lobo e Cláudio Miguel, à artista Plástica Lânia Duarte, ao músico João Mello e ao poeta Wagner da Silva Ribeiro. A Prefeitura de Aracaju também entregará a medalha ao Colégio Salvador, além do cantor mineiro Milton Nascimento, que receberá durante o show que fará em Aracaju no dia 17 de março, aniversário da cidade.

Já a medalha da Ordem do Mérito Serigy será entregue pelo prefeito Marcelo Déda às seguintes personalidades: Ministro da Saúde, Humberto Costa; Dom Mário Rino Sivieri, arcebispo de Própria; Profº Dr. José Teles de Mendonça; conferencista Benjamin Teixeira; Benjamim Alves de Carvalho e Gervásio dos Santos (Careca), jornaleiro. Os dois últimos nomes da lista, já falecidos, serão representados na solenidade por familiares.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.