[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para ajudar o professor a desafiar a criatividade do aluno, nada melhor do que estimulá-lo a se transformar numa eterna criança. “Educação em Movimento”, tema da palestra ministrada hoje à tarde, às 14h30, no II Seminário da EMEI Maria Clara Machado, pela equipe do Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve como principal objetivo desenvolver a espontaneidade no trabalho do professor para com o aluno; alertando-os a nunca dissociar o movimento corporal do trabalho intelectual.

Ensinando os professores a estimular a expressão escrita e a curiosidade para descobrir simples fatores que podem auxiliar no momento da inclusão do movimento na alfabetização, o grupo desenvolveu oficinas de jogos e brincadeiras com enfoque no folclore brasileiro, danças folclóricas, artes e dramatização. “O trabalho de hoje vem completar o trabalho realizado ontem. Ele faz com que os professores percebam as possibilidades de aliar o trabalho corporal, o físico, ao trabalho educacional propriamente dito”, afirma Leila Argollo, coordenadora da EMEI Maria Clara Machado. “A coordenação motora da criança, a lateralidade; embaixo, em cima, direita esquerda… Tudo isso é trabalhado em simples brincadeiras com tinta e papel”, acrescenta.

Visando buscar novas experiências para dividir com seus alunos, os professores se preocupam em ser eternos aprendizes. “Estou me sentindo uma criança. Com esses trabalhos pudemos nos colocar no lugar dos alunos e sentir o quanto eles podem adorar o processo de aprendizagem. Nós queremos desenvolver trabalhos que eles possam realmente se divertir aprendendo”, relata Advânia Costa, presidente do Conselho de Pais de Alunos, participante ativa dos trabalhos realizados pela escola.

A popularidade do seminário já atingiu outras escolas municipais, atraindo mais professores e coordenadores. Segundo a coordenadora Maria Aparecida dos Santos, o Pré-escolar precisa de mais vida e movimento para recriar a vivência das crianças. “Essas oficinas estão realmente ensinando o professor a voltar a ser criança; dessa forma eles conseguem pensar como elas e entrar nesse mundo particular que elas criam. Nós precisamos fazer com nossos alunos o que fazemos com nossos filhos: conhecer as particularidades deles para que eles sejam realmente crianças”, conclui.

O II Seminário da EMEI Maria Clara Machado continua amanhã, a partir das 14h30, com a palestra “Vivências Escritas”, ministrada por Aurora Ferreira Vilauba, da Direção de Ensino da Semed. A última palestra do seminário, “Inclusão: Responsabilidade de Todos”, ministrada pela coordenadora da EMEF Oscar Nascimento, Denise Carvalho, será na sexta-feira, dia 6, também às 14h30. De acordo com a coordenação da escola, não haverão modificações no cronograma de atividades por conta do Pré-Caju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.