Cobertura do canal do Manoel Preto transforma a vida dos moradores da avenida Novo Paraíso
Nos tempos em que o canal que passa em frente às residências era aberto, a comunidade atravessava por meio de pontes improvisadas e tinha sua segurança comprometida. “Certa vez minha sobrinha, de cinco anos, foi atravessar e acabou caindo no canal. Fui tentar socorrê-la e também levei uma queda”, lembra a manicura Joana Nascimento, 36 anos.
A manicura conta que o falecimento do pai é conseqüência da convivência direta com roedores que infestavam a região. “Meu pai morreu em 1997 e a morte foi provocado por leptospirose. O canal ficava cheio de ratos, a gente vivia junto com eles”, diz. A lembrança do passado é suavizada com a boa imagem que o presente traz. “Antes isso aqui só trazia más lembranças. Agora está dez. Muito político dizia que ia arrumar a avenida e não fez nada. Déda veio e fez”, destaca.
Estabilidade
As recentes chuvas que caíram na capital não afetaram os moradores do Manoel Preto. “Antes quando chovia o canal enchia e transbordava na rua. Graças a Deus essa chuva forte não nos atingiu”, comemora a dona de casa Jaci Souza, 58, moradora do loteamento há seis anos.
Com segurança e estabilidade garantidas, o local atraiu novos moradores. “Estou morando aqui há cinco meses. Eu conheci isso aqui quando era uma vala enorme e dizia que jamais ia morar num local com tanto mau-cheiro”, afirma. “Agora dá gosto de estar aqui. A avenida hoje é outra coisa. Isso aqui é um palacete”, diz, entusiasmada.
A obra
A obra executada pela Prefeitura de Aracaju foi entregue à população em outubro de 2002. O total de R$ 337.979,43 foi investido com recursos provenientes da arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU.
Além do revestimento do canal e pavimentação da via, a obra no loteamento Manoel Preto incluiu serviços de drenagem da avenida Novo Paraíso.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Cobertura do canal do Manoel Preto transforma a vida dos moradores da avenida Novo Paraíso – Fotos: Wellington Barreto