[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Teatro de fantoches e histórias, oficina de brinquedos, cineminha, recreação (jogos na quadra de esportes), palestras temáticas e painéis ilustrativos são algumas das atividades especiais preparadas para toda a comunidade do bairro Santa Maria que está participando do projeto de verão da Bolsa Escola Cidadã, iniciado ontem, dia 21, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama.
“O Rei Leão II”, desenho animado destinado ao público infanto-juvenil, marcou a abertura do evento. Reunindo um público heterogêneo, formado por crianças entre 3 a 15 anos, o desenho arrancou sorrisos, além de muitas indagações para o estagiário da Bolsa Escola, Anderson de Albuquerque, responsável pela projeção. “Após apresentação do filme começaremos um pequeno debate. Tanto para esclarecer as dúvidas das crianças, quanto para fazê-las notar a filosofia de união e confraternização por trás do filme”, explica.
A palestra temática da semana, com o tema escolhido pelo próprio grupo, foi “Drogas na Adolescência”. As palestrantes Wilma Maria V. Santos, Diana Cecília V. Dias e Jeane de Oliveira apresentaram conhecimentos gerais sobre as drogas, desde as lícitas, como cigarros e bebidas alcoólicas, até as ilícitas, como cocaína e maconha, por exemplo. “A sociedade está aberta. Aberta a todos os tipos de males e preconceitos e as crianças têm que estar preparadas para o que vier acontecer”, esclarece Jeane de Oliveira.
Segundo Wilma Maria V. Santos, a presença de crianças foi muito boa já que eles estão numa idade de conhecer as coisas. “Tanto as crianças menores, como também as adolescentes, precisam ter esse conhecimento específico, para que elas próprias tomem a iniciativa da recusa. Para que elas tenham realmente consciência de não desejarem usar esses tipos de drogas”, concluiu.
Ao final de cada palestra, será promovida uma dinâmica de grupo, onde os participantes irão coletar recortes de jornais e revistas sobre o tema discutido e confeccionar um mural a ser exposto na escola. A quadra de esportes ficou reservada a recreação.
“Acredito que essa é uma forma muito interessante de orientar essas crianças. O fato de estarmos desenvolvendo esse projeto na escola, próximo à família delas, faz com que a confiança seja maior. Utilizando as bases da formação do caráter dessas crianças, os pais e a escola, será muito mais fácil de instruí-las”, ilustra Diana Dias.
Hoje as atividades continuam, no período das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30, na sede da EMEF Laonte Gama, no Santa Maria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3”][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.