[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Prefeitura de Aracaju esteve hoje, dia 21, no sertão sergipano para efetuar resgates de urgência. Por causa da intensa chuva que vem caindo na região sertaneja, nas cidades de Porto da Folha e Poço Redondo, principalmente, os moradores estão ilhados e os que precisam de um atendimento médico mais especializado não estão podendo se deslocar até Aracaju.

Pela manhã, a equipe do Samu foi acionada pelo prefeito da cidade de Porto da Folha, Júlio Santana, por causa da impossibilidade de transferir os pacientes mais graves para as unidades hospitalares da capital sergipana através das ambulâncias comuns. No entanto, uma ambulância do Samu 192 de suporte avançado – UTI Móvel – foi enviada à cidade para realizar o devido atendimento médico, e com muita dificuldade conseguiu chegar no destino.

Pouco depois, foi acionada a equipe médica especializada em catástrofes para resgatar duas mulheres em Poço Redondo que estavam em trabalho de parto. Com isso, uma segunda equipe, composta por dois profissionais – um médico e uma auxiliar de enfermagem -, se deslocou de Aracaju em helicóptero disponibilizado pelo Departamento de Aviação Civil (Dac) da Infraero, para a localidade onde foi feito o atendimento.

No aeroporto de Aracaju, o Samu deixou disponíveis duas ambulâncias – uma de suporte básico e outra de suporte avançado – esperando pelas pacientes, que, quando chegaram, foram imediatamente encaminhadas para hospitais da cidade.

O helicóptero ainda voltou para a cidade de Porto da Folha, com uma outra equipe do Samu portando todos os equipamentos de resgate avançado, onde dois pacientes graves esperam por atendimento. De acordo com informações, um deles foi ferido por um tiro, o outro foi levado pela correnteza e atingido por um fio de alta tensão. Mais uma ambulância também será disponibilizada para esperar estes pacientes.

Essa ação comprova a responsabilidade da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Prefeitura de Aracaju, que não mede esforços para ter, depois de salvar vidas, a certeza do dever cumprido.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.