Encontro cultural reúne trabalhos de integrantes do Peti e Criança Cidadã
A partir das 13 horas, mais de 800 crianças e adolescentes mostrarão no evento seu carisma para a arte e o resgate da cidadania que está sendo feito pela Prefeitura de Aracaju.
Integrantes do Programa Criança Cidadã, desenvolvido no Centro de Referência da Assistência a Criança e ao Adolescente Professor Gonçalo Rollemberg Leite, da rua Alagoas, depois de passarem boa parte de sua infância e adolescência pelas ruas de Aracaju subirão ao palco e escreverão mais uma página diferente e alegre de sua nova vida. Eles estarão trazendo a alegria com a Percussão do Criança Cidadã.
Um show de cultura será apresentado por integrantes do Peti da capital. São 12 apresentações culturais, que crianças e adolescentes que começaram muito cedo a trabalhar pelas ruas de Aracaju, como engraxates, flanelinhas, carregadores em feiras livres, entre tantas outras atividades penosas e degradantes, prepararam desde o início do ano em suas Jornadas Ampliadas para apresentar neste momento para toda a sociedade aracajuana.
Segundo a coordenadora pedagógica do Peti, Cíntia Silva dos Santos, os temas e danças apresentadas saíram de um trabalho desenvolvido com as crianças e adolescentes em sua comunidade. “Para resgatar a cultura nordestina e a do bairro que cada um vive, nós começamos um trabalho de pesquisa desde o início do ano. Eles mesmos fizeram uma pesquisa em seus próprios bairros para descobrir o que predominava culturalmente em sua comunidade. Depois eles fizeram as representações em danças, teatro”, explica Cíntia Silva.
Além das apresentações culturais o público poderá prestigiar também trabalhos manuais, que foram produzidos durante este ano pelas crianças e adolescentes que freqüentam a Jornada Ampliada do programa no Centro Comunitário Integrado Terezinha Meira, localizado no bairro Veneza.
Programação
Abertura:
Prefeito Marcelo Déda e a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Conceição Vieira.
Apresentações Culturais
Percussão – Criança Cidadã
Grupo Nega Maluca (Dança Afro) – Creche Menino Jesus
Puxada de Rede – bairro Jabotiana
Dança Afro – Galpão do Santa Maria
Resgate do forró sergipano – Sociedade Eunice Weaver – Santo Antônio
A Feira das Cangaceiras – bairro Soledade
São Gonçalo – Joana de Angelis – Santa Maria
Samba de Coco – Alto da Jaqueira
Dança Caliente – Raio do Sol – Santa Maria
Carimbó – Povoado Aloque
Dança da Peneira – Coroa do Meio
Samba da Nega Maluca – Japãozinho
Os Guerreiros – Porto Dantas
Apresentação de Trabalhos Manuais
Centro Comunitário Integrado Terezinha Meira – bairro Veneza[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]