[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Fazer o bem sem olhar a quem”. Utilizando paradigmas como esse e exaltando figuras mundiais, nacionais e locais que lutaram pela paz e pela liberdade do homem, como Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, John Lennon, Mandala, Padre Pedro, entre outros, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Letícia Soares de Santana, localizada no bairro Santos Dumont, realizou na última sexta-feira, dia 12, o Dia do Sangrado Pela Paz.

O processo religioso é trabalhado durante o ano inteiro com as crianças, que têm aulas exclusivamente sobre o tema. Nessas aulas, o professor não descarta qualquer tipo de religião a ser discutida entre as crianças. “Devido a essa prática nossa, a gente sempre trabalha o Sagrado nesse sincretismo religioso. Aqui na escola, nós temos pessoas Católicas, Espíritas, do Candomblé, etc. São todas pessoas tementes a Deus e merecem nosso respeito. Então a gente aproveita essa diversidade e utiliza em favor das crianças. O que interessa é um trabalho onde todos participem”, explica a coordenadora Geral, Maria de Fátima de Assis.

Segundo a funcionária Miriam Zélia Santana Gomes, a conscientização do aluno e a paz instruindo as atitudes do cotidiano deles é um dos principais motivos para que eventos como esse sejam realizados. “Independente de diversidade cultural e da formação familiar é nesse momento que eles podem refletir. Eles se vêem realmente envolvidos num bem comum da paz que promove a harmonia e o respeito um para com o outro, observando exemplos humanos como Irmã Dulce e Betinho, por exemplo”, declarou.

“Procurai a paz da cidade e orai por ela ao Senhor porque na sua paz vós tereis paz”. Essa foi parte da oração recitada por Ingridy Fernandez Brito, 12 anos, 3ª série, que entusiasmada transmitiu uma boa mensagem para seus colegas. “Fiquei feliz em poder dizer essa frase. Ela fala bem do que eu aprendi nas aulas. Fala sobre a paz, sobre não matar, não roubar, para que a gente tenha paz na nossa cidade”, comenta.

Durante a apresentação, as alunas das 1ª séries apresentaram uma coreografia baseada em canções natalinas; os alunos da 2ª série B fizeram um jogral falado; a Leitura Bíblica selecionada situou o público sobre o tema selecionado esse ano: “Cristo é a Nossa Paz” e cânticos foram entoados por toda a comunidade escolar presente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.