[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Como parte do processo de reestruturação da Guarda Municipal, a Prefeitura de Aracaju irá realizar concurso público para preenchimento de 200 vagas no cargo de guardião municipal. As provas objetivas serão realizadas no dia 18 de janeiro de 2004 e as inscrições vão de 1º a 12 de dezembro próximo. O edital do concurso está disponibilizado nos sites www.aracaju.se.gov.br e www.cespe.unb.br.

Para se tornar um novo membro da Guarda Municipal, os candidatos deverão ter no mínimo 18 anos, ensino Médio completo e disposição para trabalhar; executar sua função com e para o público, ter espírito de equipe, liderança, iniciativa e controle emocional para atuar armado e lidar com situações adversas.

O concurso será realizado em fases eliminatórias, não podendo participar da fase seguinte o candidato que for reprovado ou considerado inapto na etapa anterior. Além da prova objetiva, há o teste de aptidão física, em que deve apresentar atestado médico, capacitando-o a realizá-lo, seguindo-se avaliação psicológica, investigação de conduta social e estágio probatório. A idéia é que tão logo que termine o curso os aprovados assumam suas funções.

A GM é uma instituição pública ligada à Prefeitura Municipal, que conta atualmente com 230 profissionais. À corporação destina-se a proteção de bens, instalações e serviços públicos. Ela desenvolve também ações de presença de caráter preventivo da criminalidade, auxílio ao público e, em casos de flagrante delito, detém infratores, conduzindo-os para a autoridade policial competente.

Sua vocação natural vincula-se à atuação preventiva e comunitária. Considerada patrimônio do município por desempenhar trabalho integrado à população, a GM desenvolve atividades inerentes à de relações públicas, tornando-se verdadeiro cartão de visita da cidade.

“A nova política de segurança pública instituída pelo Partido dos Trabalhadores visa, principalmente, o ser humano. Por isso as guardas municipais já estão sendo vistas como polícia pela prática eficaz do seu exercício”, afirma Eduardo Henrique, capitão da PM e comandante da Guarda Municipal de Aracaju.

Para o capitão o grande desafio de toda equipe é manter o padrão de serviços que vem mantendo até hoje. Ele ressalta ainda a importância do diálogo para a realização de um grande trabalho como guardião municipal. “Acredito que o melhor caminho ainda é o diálogo. A força é utilizada em último momento! Pela minha formação, entendo que a aproximação dos órgãos de segurança pública com a coletividade ainda é o melhor caminho”, disse.

A realização do concurso público tem fundamento na Lei Municipal nº 1464, de 30 de dezembro de 1988 (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais) e na Lei Municipal 3.133, de 14 de novembro de 2003.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.