[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ingressar no mercado de trabalho está sendo o sonho de muitos trabalhadores que enfrentam o desemprego. Uma das barreiras que as diversas categorias sofrem, diz respeito à qualificação que, para a maioria, deixa a desejar. A administração do prefeito Marcelo Déda vem dando a sua parcela de contribuição, oferecendo a capacitação profissional, por meio de cursos gratuitos. Nesse contexto, amanhã, dia 14, mais 44 cidadãos estarão concluindo os treinamentos para recepcionista e confecção de peças íntimas.

Até outubro deste ano, técnicos da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), treinaram 4.436 pessoas, distribuídas em 278 turmas, nos cursos de informática básica e avançada, recepcionista, cabeleireiro, corte e costura, arteculinária regional, doces regionais, atendimento ao cliente, técnico em refrigeração, qualidade pessoal e profissional, ferramenta do trabalho, garçom, camareira, técnicas de gerenciamento de hotel, injeção eletrônica, depilação, massoterapia interativa, cromoterapia, manicure e pedicure, entre outros, que têm como objetivo a formação profissionalizante.

A partir das 9 horas de amanhã, na Unidade de Produção de Confecções da Fundat, localizada na rua Josué de Carvalho Cunha, 291, bairro Coroa do Meio, um grupo de 21 mulheres estará recebendo o certificado do curso de confecção de peças íntimas. São alunas que já passaram pelo treinamento em corte e costura básico. Na realidade, foi mais um aprimoramento na arte de costurar. As treinandas enfrentaram 90 horas de aulas. Desse número, 10 horas foram destinadas para um contato com instrutores com aulas de relações interpessoais.

Adriana Maria Santos Porto, 34 anos, esclareceu que a sua mãe possui máquina de costura, mas que até então não estava sendo manuseada diante da falta de conhecimentos. Desempregada há mais de um ano, disse que agora consegue enxergar um novo horizonte em sua vida. “Com certeza, já estou confeccionando calcinhas, cuecas, corpetes e outras peças”, declarou, alegando que já tem alguns pedidos para atender. “Agora eu vou ganhar dinheiro”, aposta.

Ainda na sexta-feira, também às 9 horas, na Unidade de Qualificação Profissional sediada na rua Sargento Brasiliano, 845, bairro Santos Dumont, 23 cidadãos estarão concluindo o curso de recepcionista. Desse número, quatro são homens. Os alunos tiveram 40 horas de treinamento.

Cleverton Braz dos Santos, 20 anos, disse que atualmente trabalha em hotel e que sentiu a necessidade de se reciclar. “O curso foi mais uma oportunidade na minha vida. Contribuiu para que eu mudasse tanto no campo pessoal quanto no profissional. Hoje tenho uma nova postura”.

Noélia Olímpia dos Santos, 38 anos, é auxiliar de cozinha. “Sinto-me mais segura para ir à busca dos meus ideais, como mudar de emprego. Estou com a minha auto-estima elevada e com muito mais conhecimentos”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.