Música abre novos caminhos para estudantes da Escola Municipal Laonte Gama
Com uma agenda cheia de compromissos, a turma comandada pelo maestro José Barros existe no formato de um grupo musical desde dezembro de 2002. “Eles iniciaram fazendo playback com a professora Lurdinha e, só a partir do final do ano passado, é que eles começaram a tocar instrumentos como teclado, violão, cavaquinho, flauta e percussão”, explicou Barros.
“Nós fizemos o projeto porque sabemos que a música desenvolve a mente das crianças e influencia o comportamento deles de forma muito positiva. Além de ocupar o tempo ocioso, a música ainda melhora muito o convívio social e familiar”, destacou o maestro.
Apresentações
O grupo musical do Laonte Gama já se apresentou em diversos eventos organizados pela própria escola e outros realizados pela Prefeitura de Aracaju como a Caminhada pela Paz no Trânsito, promovida este ano pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Dia do Folclore e o Dia da Criança, no Parque da Sementeira.
A cada show realizado uma turma de 35 a 40 crianças se apresenta, mas o número total de participantes das aulas é de cerca de 50 meninos e meninas. “Eles têm dois uniformes. Um azul para eventos mais simples e outro branco e vermelho para os mais formais”, informou o maestro Barros.
O repertório é muito variado e vai de samba, forró e MPB à música clássica. “A gente toca Caetano Veloso, Elba Ramalho e também músicas do grupo sergipano Cataluzes. Em breve vamos incluir também músicas de Chiko Queiroga e Antônio Rogério”, explicou o professor Barros. “E a gente adapta o repertório a cada público”, acrescentou.
Prodígio
Com apenas 8 anos, a aluna da 1ª série, Natalie Gomes, é considerada pelo professor Barros uma das maiores revelações do grupo. “Ela está aqui há menos de seis meses, é a aluna mais nova da turma, mas é a minha melhor flautista”, disse orgulhoso.
Enquanto conversava, Natalie tocou Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Caldeirão de Mitos, sucesso na voz de Zé Ramalho, e emocionou a todos. “Ela não erra uma nota!“, afirmou José Barros. “Eu gosto muito de tocar. Teve até uma vez em que eu estava um pouco doente, mas pedi a minha mãe pra ir para a apresentação”, disse Natalie.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Música abre novos caminhos para estudantes da Escola Municipal Laonte Gama – Foto: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie