Comandante da Guarda Municipal participa de discussões sobre o Sistema Único de Segurança Pública em Brasília
De acordo com o capitão Eduardo, os principais temas abordados durante o evento convergem para o início de uma ação efetiva das guardas municipais atuando na segurança dos cidadãos. Nesse sentido, está sendo avaliada uma proposta de Emenda Constitucional que prevê, dentre outros itens, a ampliação do poder de polícia das referidas guardas em ações mais ostensivas e preventivas, assim como a regulamentação do porte de arma dos guardiões durante o serviço.
“Os municípios não podem se abster dessas discussões que abordam um dos principais problemas enfrentados pela sociedade que é a violência. Por isso, estamos buscando o aprofundamento das idéias que visam ações preventivas de forma interativa com a comunidade, já que este é o modelo que consideramos mais eficaz”, informou o comandante. “Também aproveitamos este evento para enfatizar os aspectos positivos que podem ser obtidos através do que já observamos em Aracaju que é a ação integrada entre a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil”, completou o capitão Eduardo.
O encontro conta com a participação de autoridades como o senador e ex-diretor da Polícia Federal, Romeu Tuma; o presidente nacional do Conselho Nacional de Guardas Municipais e secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Benedito Mariano; além do presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, dentre outros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]