[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os alunos que se comportam bem na sala de aula e fazem todas as suas atividades de classe, agora são premiados. A iniciativa faz parte do projeto Cinema na Escola, Comportar-se, Juntar e Assistir, elaborado pela professora de Língua Portuguesa Luciene Alves de Oliveira e desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, no bairro América.

Com a criação de uma moeda chamada “santa”, a professora ensina os seus alunos a entenderem as relações de câmbio, além de compreenderem a estrutura econômica do país e lidar com o dinheiro de maneira prática e racional. A elaboração da moeda foi feita de maneira que os alunos pudessem entender as relações monetárias e como exemplo foi utilizado um ingresso de cinema, que custa R$ 4,50.

Cada “santa” que os alunos recebem pelo bom comportamento em sala de aula equivale a R$ 0,10. Assim, eles precisam juntar a quantia de 45 “santas” para trocar por um ingresso, dando-lhe o direito a assistir aos filmes do “Cinema na Escola”, que serão exibidos na biblioteca da Unidade de Ensino.

Os alunos estão aguardando pela exibição do primeiro filme, que será acompanhado de muito refrigerante e pipoca para a garotada. Segundo o aluno Willian de Oliveira, a sala do cinema da escola Santa Rita ficará lotada. “Todos os meus colegas estão juntando os “santas” para assistir os filmes que serão exibidos. Não vejo a hora de passar o primeiro filme”, disse.

Segundo a idealizadora do projeto, professora Luciene Alves de Oliveira, neste primeiro mês de implantação, os alunos estão superando as expectativas dos educadores. “O comportamento dos alunos em sala de aula melhorou bastante, não está havendo conversas paralelas que atrapalham muito as aulas”, lembrou.

Com o projeto, busca-se principalmente promover a interdisciplinaridade e apresentar a linguagem do cinema na escola de maneira que as habilidades comunicativas possam ser trabalhadas. Além disso, é responsável por proporcionar uma maior interação entre os estudantes. Inicialmente está sendo desenvolvido com as turmas do turno da manhã, mas no próximo ano será ampliado para toda escola.

Outra novidade implantada na escola, e que está atraindo muitos alunos é a loja de conveniências situada na sala dos professores. Os produtos da lojinha também possuem valores em “santa”, o que deixa os alunos ansiosos para adquirirem os objetos, que vão desde canetinhas coloridas a agendas.

O aluno Renan Mendes de Souza, da 6 ª série, é um dos que estão se comportando muito bem para ganhar muitos “santas”. “Eu quero ganhar muitos, já estou com 20 “santas” e quero ganhar mais para comprar o bloquinho que vale 150 “santas””, disse.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.