Professores vivenciam no mercado o dia-a-dia de um deficiente visual
Cerca de 25 professores participaram da aula prática. Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Especial da Semed, Niraildes Machado Prado, os feirantes acharam muito interessante e importante esta iniciativa. Ela disse ainda que é preciso que as pessoas valorizem os portadores de deficiência visual e dêem oportunidade para que eles possam mostrar que são capazes de se locomover, se divertir e trabalhar. “Os feirantes tiveram uma ótima receptividade com os professores, acharam uma iniciativa muito importante para que os deficientes visuais tenham seus valores reconhecidos”, confirmou.
A professora Maria Leila Batista Santos passou pelo teste de reconhecimento do espaço físico do mercado com o auxílio de um guia e da bengala longa. Dessa forma, ela se locomoveu recebendo instruções. “No início foi um pouco difícil, mas logo que me acostumei com a bengala e recebendo as instruções fiquei mais segura e confiante e é isso que vou passar para meus alunos”, ressaltou.
A professora Niraildes Machado Prado frisou que é preciso que as pessoas tirem a idéia pré-concebida de que todo cego vive de caridade. “Há pouco tivemos um exemplo, pois uma pessoa deu dinheiro para um de nossos professores. Todos imaginam que quem é cego vive de pedir esmola, e não é verdade. O cego é uma pessoa como outra qualquer, o que ela precisa é de oportunidade e emprego para que possa ter uma auto-estima”, ressaltou Niraildes.
O Curso de Introdução à Orientação e Mobilidade está sendo ministrado no período de 13 a 23 deste mês na Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecologia e de Artes (Semear) por professores do Centro de Apoio Pedagógico ao Portador de Deficiência Visual de Salvador (Cap). O objetivo é ensinar aos professores da rede municipal a trabalhar com os alunos para que eles possam ter confiança em suas atividades desenvolvidas.
Logo mais à tarde os professores terão outra aula prática no Shopping Riomar para reconhecimento do espaço, realização de compras e subir escadas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Professores vivenciam no mercado o diaadia de um deficiente visual – Fotos: Walter Martins AAN Clique na foto e amplie