[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os alunos da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, localizada no bairro América, têm obtido maior capacidade de concentração e domínio da escrita e leitura desde a implantação do projeto “Ler é o melhor remédio”.

O projeto é de autoria da professora de Língua Portuguesa, Luciene Alves de Oliveira, que criou a idéia em virtude da necessidade de melhorar o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem e interpretação de textos. Ela acredita que a leitura é a base para um bom desempenho escolar dos alunos não só em Língua Portuguesa, mas nas demais disciplinas, a exemplo da matemática.

“Se o aluno não sabe ler, como vai interpretar um texto, uma história ou um cálculo de matemática?” A professora encontrou na leitura a resposta para esse questionamento e já pode observar os resultados. “O projeto foi implantado no primeiro semestre deste ano, superou as expectativas e está garantindo ótimos resultados”, diz Luciene.

A proposta consiste em fracionar a nota de cada unidade, sendo que a leitura tem uma pontuação que depende do número de livros que o aluno lê. Para a pontuação ser justa, foi elaborada, a partir do acervo da biblioteca da escola, uma Tabela de Valores de Leitura de acordo com a complexidade e volume dos livros.

Poemas, narrativas infantis, dramaturgia, paradidáticos, literatura de cordel, reportagens e artigos são alguns dos livros que os alunos têm mais interesse em fazer a leitura. A pontuação de cada livro varia de 0,3 a 4,0 pontos.

Inicialmente 127 alunos da 5ª e 6ª séries participam da proposta “Ler é o melhor remédio”. De acordo com a idealizadora da atividade, no próximo ano o projeto será estendido para todos os alunos da escola. Para isso é necessário o engajamento dos professores das demais disciplinas. A professora Ana Isabel de Oliveira observa que o desempenho dos alunos está melhorando a cada dia. “Até a escrita das crianças está melhor, antes eles tinham letras que ninguém entendia o que eles escreviam, hoje está muito melhor”, diz.

Para ter um acompanhamento efetivo em relação aos alunos que estão fazendo a leitura dos livros, a professora adotou um método de contar histórias. A metodologia funciona da seguinte forma: o aluno tem o dever de contar para a professora a história de cada livro lido. Dessa forma, o estudante recebe uma pontuação e é estimulado a ser um bom contador de histórias. O menino ou menina que explicar com maior domínio e exatidão receberá o título de “Campeão Melhor Contador de Histórias”. Quem for premiado irá receber um certificado, que será exibido para toda escola.

O aluno Alan Mesquita, 11 anos, já leu 67 livros e é o grande favorito para o título de Campeão de leitura. “Adoro ler livros de mistério e aventura, não consigo parar de ler, pois é muito bom. Só descobri o gosto pela leitura depois do incentivo da professora Luciene”, afirma Alan.
“Descobrindo que ler não é tão chato, nem difícil, os alunos acabam conhecendo o prazer da leitura e ganhando auto-confiança para ler livros de qualquer estilo”, finaliza Luciene.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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