[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A terceira e última Pré-conferência do Meio Ambiente realizada na tarde de ontem, dia 18, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Florentino Menezes, localizada no Mosqueiro, foi transformada numa verdadeira gincana estudantil. Divididas em torcidas organizadas, as turmas de 5ª a 8ª séries acabaram por eleger a 6ª série como campeã absoluta: a estudante Evlia dos Santos, 12 anos, foi escolhida como delegada, e o cartaz de sua turma foi votado como melhor, quase que por unanimidade. “Gostei muito de participar e estou muito feliz por saber que venci”, comemora Evlia. “Nós fizemos o cartaz ontem à tarde, aqui mesmo na escola. O tema que escolhemos foi água, e o subtema girou em torno do problema da poluição dos rios feita pelos cemitérios clandestinos que existem aqui próximo”, explicou.

Segundo ela, os cadáveres da redondeza são enterrados em terreno arenoso, o que, em dias de chuva, causa a condução do necro-chorume (substância líquida liberada pela decomposição dos cadáveres) ao lençol freático. Essa contaminação prejudica a comunidade ao impulsionar a disseminação de doenças.

O processo de desenvolvimento dessa Pré-conferência seguiu todos os parâmetros estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e pela própria organização do evento. “Nós tivemos aqui a primeira Pré-Conferência onde foi explicado, em linhas gerais, todo o processo de trabalho que seria feito com as crianças. Posteriormente, os professores trabalharam em três períodos distintos, apresentando aos alunos os temas diversificados, de uma forma particular. Depois foi eleito o tema central a ser trabalhado na escola; chegou-se a desenvolver o trabalho da produção dos cartazes e frases, e agora, no último momento, nós escolhemos os cartazes e o delegado a participarem da Conferência Municipal para poder escolher a equipe que vai à Brasília nos representar”, informou Jeorlando Gama, coordenador Geral da Escola.

Todos os professores, alunos e funcionários se integraram para que o trabalho da escola fosse bem articulado. Eles dispuseram tempo estritamente direcionado a essa interação, para fazer com que toda a comunidade escolar fosse motivada a trabalhar em união. “Todo esse trabalho foi mesmo sobre a comunidade, sobre o que ela precisa e sobre como resolver os problemas dela. Nosso principal objetivo era mostrar que a gente ia conseguir fazer um bom trabalho e talvez ir para Brasília, porque nós devemos lutar por nossos direitos. Então foi isso que nós fizemos, aproveitando uma oportunidade que a Prefeitura de Aracaju e a Semed nos deu”, afirmou Daiane Teles Lima, 13 anos, 7ª série, segunda colocada como delegada para representar Aracaju na Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, que será realizada em Brasília, nos dias 28, 29 e 30 de novembro deste ano.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.