[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desafiando qualquer caracterização prévia, questionando a validade efetiva do resultado de seus projetos e esforços de trabalho, e ainda se divertindo muito, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama da Silva, no bairro Santa Maria, realizaram na última sexta-feira, dia 12, uma Pré-Conferência visando a seleção dos cartazes para a Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente. O evento será realizado em Brasília, nos dias 28, 29 e 30 de novembro deste ano.

Com um microfone na mão, confiando no conhecimento do tema escolhido por seu grupo, e acompanhado por seus amigos que seguravam o cartaz ilustrativo, Josevaldo Rodrigues Campos, 15 anos, 6ª série, ainda que um pouco tímido, expôs o problema da falta de saneamento básico do bairro Santa Maria. “Aqui no bairro não existe quase nenhum saneamento básico; as ruas são todas em areia e barro, sem calçamento ou asfalto, e a gente sabe que se as ruas fossem calçadas ou asfaltadas, e fossem feitas as redes de esgoto, nosso bairro ficaria muito melhor”, defendeu. Quanto ao trabalho, Josevaldo afirmou que ele foi feito em, mais ou menos, uma semana e que o desenho do cartaz (um antes e depois de resolvidos os problemas propostos por eles) foi feito por um dos membros do grupo.

Entre os temas mais votados pelos alunos está justamente o escolhido por Josevaldo Campos e seu grupo: a falta de saneamento básico. Além da falta de água encanada especificamente, de segurança, e o problema da coleta de lixo que é bem vigente.

Segundo a estagiária de Ciências, Flávia Góis Santos, estudante de biologia da Universidade Federal de Sergipe, responsável pela coordenação desse projeto na escola, o trabalho feito com essas crianças primou pela total liberdade criativa. Os cinco temas da conferência foram explicados por ela e pelos professores que acabaram se integrando e, a partir desse processo, as crianças poderam confeccionar os cartazes da forma desejada, onde quer que fosse, em casa ou na própria escola.

“Os meninos participaram por vontade própria; pelo orgulho de ver seus trabalhos expostos em qualquer lugar”, afirmou. “Como incentivo, eu transformei também num trabalho pedagógico interdisciplinar; um trabalho valendo um ponto extra na prova”, informou Flávia Góis.

Na Escola Laonte Gama nove turmas participaram do projeto. Uma média de 50 trabalhos foram feitos, sendo proposta (problema e solução) e cartaz, e todos os alunos queriam que eles fossem expostos. Para facilitar a votação feita pelas crianças, desses 50, 20 foram os escolhidos numa pré-seleção feita em sala de aula para a votação final da sexta-feira.

No entanto, a exaltação dos alunos transformou o encontro da sexta-feira em uma outra pré-seleção: cinco cartazes foram escolhidos. Uma outra Pré-Conferência, dessa vez final, será agendada essa semana para que desses cinco cartazes, apenas um seja escolhido. Além da realização da eleição para o representante da escola em Brasília nesse mesmo dia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.