[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Consolidação dos empreendimentos. Com este objetivo, foi iniciado hoje, dia 8, o curso “Acompanhamento de Projetos”, voltado para 20 alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Competirá ao grupo, após o aprendizado, assessorar sistematicamente micro e pequenos empreendedores que tiveram acesso ao financiamento, através do Credpovo – Um Banco para Todos, implantado pela Prefeitura de Aracaju.

Estatísticas apresentadas pelo Sebrae denotam que 80% dos pequenos negócios não perduram diante da falta de acompanhamento gerencial. É exatamente a redução desse percentual que a prefeitura pretende atingir. “Queremos a sustentabilidade dos empreendimentos, contribuindo, dessa forma, para o aquecimento no mercado de trabalho”, afirmou o presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Edson Freire Caetano.

O curso está sendo realizado na sede da Fundat, localizada na rua Pacatuba, 104, Centro, e ministrado por técnicos da Central de Análises do Banco do Nordeste, parceiro da Prefeitura de Aracaju, disponibilizando R$ 10 milhões para o Credpovo, bem como a UFS, com a coordenação da Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese).

Na aula inaugural, Edson Caetano lembrou que a fundação está seguindo à risca as determinações do prefeito Marcelo Déda. “O prefeito nos solicitou para que formatássemos um projeto voltado na implantação, ampliação e modernização de micro e pequenos empreendimentos nas atividades industrial, comercial e de prestação de serviços”, destacou, acrescentando que o resultado disso tudo é o Credpovo.

Os alunos do curso de Acompanhamento de Projetos terão aulas durante esta semana, nos turnos da manhã e tarde. São estudantes da UFS, das áreas de engenharia, ciências contábeis, administração e economia. “Vocês terão um papel fundamental dentro do Credpovo. Prestarão um assessoramento empresarial e repassarão conhecimentos técnicos aos empreendedores beneficiários do programa”, disse Caetano, explicitando seu pensamento junto aos treinandos.

O gerente-geral do BNB, agência Aracaju/Centro, Noélio Pires da Rocha, também fez uso da palavra, comentando que a turma não fará somente o acompanhamento da aplicabilidade dos créditos, mas também a orientação para os empreendedores para que os negócios tenham sustentabilidade. “Vocês irão começar aprendendo o que são planos de negócios. Explorem, num bom sentido, os nossos técnicos e se qualifiquem”.

O coordenador da consultoria técnica da Fapese e coordenador da Empresa Júnior, professor Rosalvo Ferreira Santos, destacou para os alunos que a ação que irão desenvolver após o treinamento não será somente fiscalizadora, mas uma assessoria técnica. “A proposta é a consolidação dos empreendimentos. O curso do qual estão participando os credenciarão profissionalmente. Acreditamos no sucesso do programa”.

O diretor operacional da Fundat, Marcelo Barreto, deixou claro para os alunos que o Credpovo representa um marco nesta administração e que, portanto, o grupo irá exercer um papel de extrema importância. Marlon dos Santos Araújo, técnico do BNB, representando o gerente da Central de Análise, Nilo Meira Filho, também compareceu a aula inaugural, além da analista Rosivalda Souza, engenheiro José Antônio Moura e agente de desenvolvimento Aurício Bispo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.