[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os olhares atentos dos alunos do Curso de Alfabetização, oferecido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), captavam cada palavra da professora Genelice dos Santos. Afinal, naquele momento ela estava explicando a eles uma nova atividade chamada “desafio”, que é mais uma forma de incentivá-los à leitura e à escrita. “É muito fácil, vocês vão escolher se querem ler ou escrever uma frase. Quem conseguir, vence o desafio e ganha meio ponto para a prova”, explica pacientemente para os alunos.

Outra forma de fazer com que eles sintam-se motivados a participar das aulas é a jornada educativa. Todos os meses, o Curso de Alfabetização busca promover a socialização entre os alunos através dessa jornada, uma espécie de competição que visa a integração dos estudantes através do uso de dinâmicas, jogos e ditados. “É importante ver como um ajuda o outro. Aliás, está sendo surpreendente como eles estão motivados a participar das aulas. Isso é gratificante”, conclui Genelice.

José Tito Possidônio, 64, é um dos que estão se beneficiando com o projeto. “Pensei que para papagaio velho aprender a ler fosse mais difícil. Antes eu não conhecia as letras e morria de vergonha de ter que assinar meu nome em algum papel importante. Agora escrevo devagarzinho, mas escrevo”, comemora.

O Curso de Alfabetização foi uma solicitação dos funcionários da Emsurb ao presidente Osvaldo Nascimento, que buscou junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed) uma parceria que viabilizasse o projeto. “É de fundamental importância que nossos funcionários tenham a oportunidade de receber o conhecimento. Sabemos das dificuldades, seja pela idade ou pelos problemas de cada um, mas o que deve acompanhá-los nesta caminhada é a força de vontade para superar as barreiras. E a empresa vai estar disposta a ajudá-los no que for preciso para que a motivação não seja perdida”, conclui o presidente.

Além do local onde as aulas são ministradas, todo o material utilizado é custeado pela Emsurb, que está viabilizando também óculos de grau para melhorar o aprendizado. A Semed oferece a parte pedagógica com o envio de profissionais que utilizam o método Paulo Freire, que constrói o conhecimento com base na experiência de vida de cada aluno. Após a conclusão do curso, o aluno é certificado e poderá ser encaminhado para uma escola de ensino fundamental, onde dará continuidade aos seus estudos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.