[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Todas as famílias que hoje moram às margens do gasoduto da Petrobras, no bairro.Santa Maria, serão cadastradas pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). O trabalho foi iniciado às 8 horas de hoje, dia 22, por uma equipe de 20 técnicos que farão uma pesquisa sócio-econômica da situação das famílias instaladas no local. Os dados vão servir para subsidiar um projeto que visa transferir os moradores para uma outra área segura.
De acordo com Maria de Abreu Vasconcelos, coordenadora do Moradia Cidadã, programa desenvolvido pela Seplan, o local onde as famílias estão hoje instaladas é considerado de alto risco. “Primeiro pela existência de vários dutos da Petrobras na área. Também porque as casas foram construídas em local impróprio, infringindo a própria legislação urbana que proíbe a construção de qualquer imóvel a menos de 15 metros de distância de gasodutos. Nesse caso, em particular, as casas praticamente foram construídas em cima da faixa de segurança da Petrobras, uma situação que precisa ser resolvida com urgência”, explica a coordenadora.
Diante do problema que coloca a segurança de dezenas de famílias em jogo, entre crianças e adultos, a Prefeitura de Aracaju vem priorizando o projeto de transferência desses moradores. O primeiro passo nesse sentido será dado amanhã, sexta-feira, com o cadastramento das famílias. Na pesquisa de campo, a Seplan pretende apurar quantas famílias existem na área; qual o perfil dessas famílias; quais as condições dos imóveis. “Vamos fazer um levantamento sócio-econômico dessa comunidade para, a partir desses dados, elaborar um planejamento que assegure melhores condições de vida para essa parcela da população do bairro Santa Maria”, afirma a coordenadora do Projeto Moradia Cidadã.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.