Inmetro proíbe venda de ioiô no Brasil
O Inmetro enviou na quarta-feira (20), um comunicado a todas as suas superintendências regionais, informando sobre a proibição. O documento alerta para o perigo do brinquedo de plástico com uma bola cheia de líquido em uma extremidade e um anel na outra.
Segundo o órgão, se mal manuseado, o ioiô pode causar asfixia na criança e até levar a morte. Conhecido como water ioiô, tape ball e ioiô ball, o brinquedo é facilmente encontrado no país, geralmente em lojas especializadas, papelarias e nas feiras. Custa R$ 5.
De acordo com a assessora da Diretoria de Qualidade do Inmetro, Márcia de Barros, a decisão foi tomada depois que o órgão recebeu a informação de casos de enforcamento provocados pelo brinquedo. Ao todo, foram registrados oito acidentes na Europa – sete no Reino Unido, com crianças de 5 a 12 anos, e um na França com uma criança de 9 anos. Nenhuma das vítimas morreu. Elas foram socorridas a tempo por adultos. Algumas dessas crianças vítimas do ioiô ficaram com fortes marcas no pescoço.
Clipping: Correio Braziliense / Brasil Norte-RR / Tribuna de Minas (Rede Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]