[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Orçamento Participativo realizou na noite de ontem, dia 19, no bairro Soledade, zona Norte de Aracaju, a 26ª plenária desse ano. A reunião aconteceu na Escola Municipal Jaime Araújo e durante as discussões os moradores apresentaram 40 demandas para o bairro.
Na abertura da plenária o secretário extraordinário de Participação Popular, Anderson Farias, apresentou as demandas anteriormente cumpridas. Entre elas, a iluminação das ruas do Porto do Gringo, Palame e do Loteamento Santa Catarina. No bairro, a prefeitura executou também a recuperação e adequação do posto de saúde para comportar mais duas equipes da Saúde da Família.
Na opinião do vereador Magal da Pastoral (PT), que participou da plenária, o Orçamento Participativo é uma ferramenta de integração entre a comunidade e a prefeitura. “O OP é um meio onde o povo pode reivindicar e tomar decisões sobre os destinos do bairro, deixando de ser indivíduo para ser cidadão e ajudando a construir o futuro de Aracaju”, afirma o parlamentar.
Os moradores do bairro Soledade reivindicaram nos oito grupos de discussão a solução para os problemas mais graves do bairro: pavimentação e saneamento básico em várias ruas. Eles esperam que essas demandas de infra-estrutura entrem no projeto orçamentário do ano de 2004. A expectativa da população é que elas sejam executadas o mias rápido possível para dar uma melhor condição de vida a população.
Os comunitários apontaram como prioridades as seguintes demandas: 1.) Drenagem e pavimentação dos loteamentos do bairro; 2.) Construção de uma praça na Soledade e nos loteamentos do bairro; 3. ) Construção de uma unidade de educação infantil no bairro 4.) Construção de um novo posto de saúde e construção de unidade produtiva no bairro.

Os delegados eleitos são:

José Edimilson dos Santos
Valdeci Lima dos Santos
Valdelino Vieira de Góis
Jackson Borges Mendes
Luiz Carlos Melo de Menezes
Euvaldo Ferreira dos Santos
Josineide Santos da Silva
Ivanilde Batista Nascimento

Os Suplentes são:

José Edson Quaresma
Consuelo Maria de Assis
Maria José Souza Santos
Rafael Santos de Aquino
Manuel Messias Vasco
José Aloíso Santos
Antônio José Gomes da Silva
Adalgisa Correa Santos

OP Mirim

Reunidos em duas salas, 50 crianças discutiam as demandas do Soledade e apresentaram 11 propostas abrangendo áreas de infra-estruturas, sociais e culturais. Eles se mostraram bem conhecedores dos problemas do bairro e apontaram demandas iguais às dos adultos, entre elas: a péssima iluminação das ruas, reforma das praças com implantação de brinquedos, construção de quadra de esportes e a conservação ambiental.
De acordo com a vereadora mirim eleita na plenária, Sara Nunes Freitas do Nascimento, 8 anos, 5ª série, as crianças precisam de aulas de conservação ambiental nas Escolas para aprender a viver com a natureza sem destruí-la. Ela venceu a eleição com o projeto de implantação de aulas de dança, educação artística e meio ambiente nas escolas municipais de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.