Mais de 400 moradores participaram da plenária do OP no Santos Dumont
Na abertura da plenária o secretário extraordinário de Participação Popular, Anderson Farias, apresentou 80% das obras que foram realizadas no bairro, a exemplo de drenagem, pavimentação e terraplanagem de várias ruas e reconstrução de oito unidades habitacionais, recuperação da praça Abelardo Monteiro, entre outras.
Segundo o secretário, das obras solicitadas, só não foram executadas as dos loteamentos Bahamas e São José, porque o terreno pertence a particulares. O processo requerendo a posse da terra pelos moradores já se encontra na justiça. “A prefeitura se predispôs a fazer a obra, mas esbarrou na justiça”, complementou Gibaldo Souza Santos, atual delegado do OP.
Nos 16 grupos de discussão que foram abertos, os moradores estavam confiantes na realização das futuras demandas. Das cinco aprovadas, quatro foram culturais e sociais e uma de infra-estrutura. As cinco de consenso geral foram: 1) Drenagem e pavimentação das ruas: 9, A, B, C, D, E, F, G e canal da Benjamim Constant do Lot. Bahamas, rua Isabel Samara, São Jorge, Jackson de Figueiredo, rua C projetada do Lot. São José, Morro da Reação (7 de setembro), trav. Luiz Gonzaga, Minervina Barros, rua São Gonçalo com trav. Roberto Morais e ruas A e B do Lot. Hélio Silva, rua Pureza Bonfim, Lot. Parque do Futuro, rua Erundina Lopes, Anísio Souza, Santo Antônio, Lot. Vitória Régia, Lot. Cigano; 2) Ampliação das especialidades médicas com atendimento 24 h no posto José Machado de Souza; 3) Construção de praça com área de lazer no Santos Dumont; 4) Construção de creche no Santos Dumont e 5) Construção de unidade cultural no Santos Dumont.
Na opinião de Gilvânia Barros, 31 anos, auxiliar de enfermagem, o grande êxito do Orçamento Participativo é que ele é um processo contínuo do desenvolvimento de Aracaju. “O OP democratizou as obras de Aracaju. Antes só eram feitas em bairros de interesse dos políticos e agora é em todos”, afirma .
De acordo com Anderson Farias, o papel dos delegados é fundamental para a construção de um OP mais democrático. “Eles levam as reivindicações de obras que não necessitam de projeto, participam das discussões do planejamento do orçamento da cidade. Depois de escolhidas, acompanham as obras em execução e cobram as não realizadas”, explicou.
Na plenária compareceram os vereadores Carlinhos do Santos Dumont e Nilza Santana e os secretários municipais Rosangela Santana (Educação), João Andrade (Administração), além de Anderson Farias (Participação Popular).
Os delegados eleitos foram :
n José Martins de Freitas
n José Maynart Rabelo Araújo
n Maria José dos Santos
n Antônio Fernandes da Silva
n Severino Lopes da Silva Neto
n Pedro Paulo Oliveira Figueiroa
n Sônia Maria Santos Nascimento
n Flúvia Santos Santana
n Maria Janete dos Santos
n Gilvania Barros Alves
n José Martins Vieira
n José Alberto Prado Alves Júnior
n Gildervan de França Lima
n Gibaldo Souza Santos
n Rosimeire Oliveira da Silva
n José Santana dos Santos
Os Suplentes são:
n Maria de Lourdes Oliveira Melo
n Caio César Santos Brás
n Rubens Silva de França
n Edilea Dias Nogueira
n Cleverson de Andrade Hilário
n José Nilton de Jesus
n Maria Genelice dos Santos
n José Vicente
n José Cláudio Vieira dos Santos
n Ulisses Willi Rocha de Moura
n César Alexandre Nere Santos
n Antônio da Mota Nunes
n Manoel Alves do Prado
n Ana Gardênia Rodrigues Louredo
n Ana da Silva Mendes
n Márcio de Santana
OP Mirim
Paralelamente, em outras duas salas, mais de 70 crianças reuniam-se para elaborar o projeto do bairro e escolher o vereador mirim. O escolhido foi Diego Henrique dos Santos Veloso, 11 anos, 5ª série, com o projeto gincana cultural entre as ruas do bairro.
Durante a plenária mirim, a Companhia de Arte Mafuá brinca com as crianças e busca estimular o desenvolvimento do espírito de cidadania. Em seguida as crianças candidatam-se a vereador mirim apresentando suas propostas de campanha, quando eles escolhem votando aquele que irá representar o bairro. No final da plenária, o vereador mirim foi apresentado aos moradores e fez um discurso em defesa de mais atividades culturais no bairro.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Mais de 400 moradores participaram da plenária do OP no Santos Dumont – Fotos: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie