[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nesta segunda semana de realização do Planejamento Estratégico e Participativo da Educação (Pepe), os pais, alunos e professores começaram os trabalhos com muita disposição e interesse em transformar a realidade de cada escola. Na manhã de ontem, 11, as plenárias foram realizadas nas Unidades de Ensino Fundamental Professora Maria Thétis Nunes, bairro América, e Presidente Juscelino Kubitschek, bairro Coroa do Meio. No primeiro momento foi analisado o quadro demonstrativo do movimento e rendimento do Ensino Fundamental das Escolas do ano de 2002.
A secretária de Educação, Rosangela Santana, visitou todas as unidades de ensino onde estavam sendo realizadas as plenárias e aproveitou para ressaltar que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está trabalhando para universalizar o ensino para todas as crianças em cada um dos bairros. “Estou muito contente por estar presenciando a participação ativa de muitos pais e alunos nas plenárias. Desejo que todos consigam produzir e analisar a realidade de cada escola e apresentar propostas que viabilizem o trabalho da Semed, pois se a Prefeitura de Aracaju fizer um bom planejamento para o ano de 2004, será resultado das plenárias”, enfatizou a secretária.
Na EMEF Maria Téthis Nunes houve uma grande integração dos alunos, pois todos estavam muito interessados em participar das metas que foram definidas para a escola. “Uma quadra de esportes é tudo que eu e meus colegas queremos para praticar jogos nas aulas de Educação Física”, ressaltou o aluno Robson Andrade Souza, 12 anos. Já na EMEF Juscelino Kubitschek, Maria Alves dos Santos, 38 anos, mãe de um aluno, disse que ficaria contente se fizessem uma reforma no prédio. “A escola também precisa ficar com boa aparência. Isso estimula os alunos”, lembrou Maria Alves.
Na escola Maria Thétis Nunes foram definidas como prioridades: adequar a área existente para a prática esportiva; desenvolver ações de aproximação entre a escola e a comunidade, com o apoio da Semed; capacitação de professores, da 1ª à 4ª séries; inserir disciplinas críticas de 5ª à 8ª séries; implantar laboratório de informática; capacitar os funcionários administrativos e de apoio.
Já na escola Juscelino Kubitschek as prioridades são: ampliação física (construção de sala de vídeo, biblioteca, auditório e laboratório de informática), humanizando os espaços, com garantia da sua manutenção, e estabelecimento de parceiros para o desenvolvimento de atividades recreativas e desportivas; aquisição de material didático que atenda a todos os componentes curriculares (ex: copiadora, livro didático e telão); elaborar e executar um programa de desenvolvimento humano continuado para os segmentos técnicos, discente, administrativo e Conselho Escolar; respeitar a legislação vigente no que se refere ao número de alunos por turma e elaborar Projeto de Lei reduzindo o número de alunos determinado atualmente; construção de uma nova escola na comunidade para atender a demanda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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