Samu realizou mais de 36 mil atendimentos em um ano de existência
[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Neste último ano, a saúde pública em Aracaju tem muito que comemorar. Há um ano foi implantado o Serviço de Atendimento Municipal de Urgência – Samu, que neste período se tornou modelo no atendimento de urgência em todo o Brasil.
Num curto espaço de tempo em funcionamento, o Samu realizou mais de 36 mil atendimentos. Uma média mensal de três mil pacientes atendidos e encaminhados.
Deste total, 71% foram pacientes de urgência e emergência. Os outros 29% foram de atendimento social: um sistema em que as pessoas utilizam as viaturas do Samu para deslocamento a hospitais para a realização de hemodiálise, fisioterapia, transferências ou atendimento psiquiátrico.
Das remoções feitas dos locais das ocorrências para instituições hospitalares ficaram assim divididas: 41% foram para o Hospital João Alves Filho, 27% para os Atendimentos de Emergência Pré-Hospitalar 24 horas, e o restante, 32% foi destinado a outras unidades como o Cirurgia, o Santa Isabel, a Clínica dos Acidentados e a Maternidade Hildete Falcão.
Com a melhoria na estrutura das unidades de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar 24 horas e com a responsabilidade passada ao Samu no início deste ano, as remoções para os atendimentos 24 horas da rede municipal tem aumentado. Em julho do ano passado, 8% dos casos foram levados a essas unidades, um ano depois esse número cresceu para 35%.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Num curto espaço de tempo em funcionamento, o Samu realizou mais de 36 mil atendimentos. Uma média mensal de três mil pacientes atendidos e encaminhados.
Deste total, 71% foram pacientes de urgência e emergência. Os outros 29% foram de atendimento social: um sistema em que as pessoas utilizam as viaturas do Samu para deslocamento a hospitais para a realização de hemodiálise, fisioterapia, transferências ou atendimento psiquiátrico.
Das remoções feitas dos locais das ocorrências para instituições hospitalares ficaram assim divididas: 41% foram para o Hospital João Alves Filho, 27% para os Atendimentos de Emergência Pré-Hospitalar 24 horas, e o restante, 32% foi destinado a outras unidades como o Cirurgia, o Santa Isabel, a Clínica dos Acidentados e a Maternidade Hildete Falcão.
Com a melhoria na estrutura das unidades de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar 24 horas e com a responsabilidade passada ao Samu no início deste ano, as remoções para os atendimentos 24 horas da rede municipal tem aumentado. Em julho do ano passado, 8% dos casos foram levados a essas unidades, um ano depois esse número cresceu para 35%.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]