[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Semed – Secretaria Municipal de Educação -, em parceria com a Polícia Militar, formou 376 alunos das oito unidades de ensino fundamental que participaram do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Eles receberam o certificado de fomentadores educacionais do programa na manhã de hoje, dia 17.
A solenidade de formatura aconteceu no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Rosângela Santana, e do secretário de Justiça do Estado, Emanoel Cacho (representando o governador do Estado), além de outras autoridades. Na oportunidade Rosângela Santana assinou um protocolo de intenção entre a Polícia Militar de Sergipe e a Semed.
Segundo a coordenadora do programa, a major da PM Dielle Viana Rocha, esta é a primeira turma que está sendo formada no município de Aracaju e a expectativa é de alcançar bons resultados, evitando atingir índices de violência como os existentes hoje no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Dielle informou que dentro de um ano será feita uma avaliação com as primeiras turmas formadas para medir a eficácia do programa. De acordo com ela, 20 policiais voluntários ensinaram as crianças nas Escolas no Estado de Sergipe, sendo que sete destes estão na capital monitorando os alunos. “São policias fardados e sem armas que ministram as aulas para as crianças e adolescentes”, explicou.
A secretária de Educação, Rosângela Santana, afirmou que um dos problemas que mais afetam e preocupam os professores são a drogas, que geram violência no espaço escolar. Ela parabenizou a PM por esta inovação com um trabalho educativo. “Espero que as aulas ministradas pelos policiais não sejam esquecidas pelas crianças e que elas possam ensinar outras crianças”, disse.
Manoel Cacho disse que a continuidade deste trabalho vai surtir um efeito perceptível no combate às drogas e na redução no índice da criminalidade.
Os alunos Joane Santos da Hora e Guisepe Santos, da Escola Municipal Tancredo Neves, afirmaram ter aprendido com os policiais a dizer não às drogas, a não ingerir bebida alcoólica e a não fumar. “Vou passar esse aprendizado para os colegas da escola e do bairro”, declarou Joane.
No evento foram apresentadas as atividades desenvolvidas com as crianças dos estabelecimentos de ensino como música, brincadeiras e leitura de redações, a fim de
destacar o grau de envolvimento da criança e do adolescente com o aprendizado.

O Proerd

A participação das escolas municipais deverá ser ampliada a partir do segundo semestre deste ano, atingindo um total de cinco mil crianças.
O programa é direcionado para crianças e adolescentes da 4ª série do ensino fundamental de 9 a 12 anos, sendo formado por uma estrutura pedagógica que possui como
material de apoio uma cartilha padrão que foi distribuída para cada aluno.
Os policiais voluntários que instruíram as crianças passaram por uma pré-seleção cujo critério era a boa conduta social, livre de vícios. Eles passaram por um curso de especialização com treinamento específico, ministrado por profissionais das áreas de saúde, educação, psicologia e legislação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.