[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Realizado na sexta e sábado, dias 9 e 10, no hotel Parque dos Coqueiros, o primeiro Seminário Gestão Democrática da Escola Pública Construindo Alternativas reuniu dezenas de educadores ligados à rede municipal de Aracaju. O evento teve como objetivo proporcionar uma análise reflexiva sobre a concepção de gestão, cultura e sociedade no sentido de capacitar os coordenadores das escolas e da Secretaria de Educação, para administrar coletivamente a política de educação no município de Aracaju.
Segundo a secretária Rosangela Santana, o Seminário representou para a diretoria de ensino e todo o corpo da Educação, um momento que marcou o início do processo de gestão democrática da escola municipal. Ela lembrou que na próxima sexta-feira, dia 16, acontecerão as eleições dos Conselhos Escolares, que irão substituir os comitês comunitários nas escolas. Esse conselhos irão abrir um espaço que amplia a participação da comunidade, dentro do projeto que está hoje implementado na Prefeitura de Aracaju.
Para a secretária, a partir da instalação do Conselho Escolar, a comunidade poderá de fato determinar, interferir e sugerir nos destinos da escola municipal.
Após a eleição e a posse dos Conselhos, começa uma nova tarefa que é promover a eleição direta dos coordenadores das escolas. “A nossa expectativa é que esse Seminário possa subsidiar os coordenadores das escolas e os técnicos da Secretaria, para o enfrentamento desse processo que será desencadeado a partir do próximo dia 16”, observou a secretária, delegando para os participantes do Seminário, a responsabilidade de compreender o que é democratizar o espaço escolar, por se tratar de uma enorme responsabilidade onde a eleição irá desencadear uma concepção de gestão escolar.
Para Rosangela Santana, o processo de gestão democrática acontece não só na escola, mas também na Semed. “Coordenar uma gestão democrática, não é mudar, é também saber ouvir”.
Após o encerramento da palavra da secretária, aconteceu a palestra sobre Educação e Sociedade, proferida por Florival José Souza Filho, vindo em seguida os debates e depois as oficinas que foram divididas em seis grupos, com os seguintes temas: Cultura da Cidade enquanto eixo norteador da proposta pedagógica; Acesso e permanência do aluno com qualidade social; Gestão dos Recursos Públicos na unidade escolar; O papel dos coordenadores na gestão democrática; Projeto Pedagógico – Realidade e perspectivas e Relação Escola e Semed: construindo alternativas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.