[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju realizará neste sábado, dia 10, mais uma edição do Projeto Cidade Viva com uma grande festa em homenagem às mães do loteamento Coqueiral. As atividades do Cidade Viva, um projeto que visa a integração das ações da prefeitura, efetivamente foram iniciadas esta semana com melhorias na infra-estrutura e culminará com uma série de eventos culturais, recreativos, artísticas, religiosos e programas de geração de renda envolvendo a comunidade. “Através deste projeto, a Prefeitura de Aracaju detecta novos talentos nos bairros”, informa a secretária Conceição Vieira, da Assistência Social e Cidadania, que coordena o projeto. “Em outras oportunidades, levaremos o Cidade Viva para todos os bairros de Aracaju”, garante a secretária.
As homenagens às mães começam às 9 horas com a celebração de uma missa campal, com a presença do prefeito Marcelo Déda e assessores. Posteriormente será feito sorteio de mais de 200 brindes entre as mães do Coqueiral presentes no evento. Haverá ainda profissionais disponíveis para as pessoas interessadas em fazer penteados e cortar o cabelo e, dentro do Projeto Freguesia, serão realizadas a Feira de Artesanato da Comunidade e apresentação do grupo Zé de Cícero do Forró e do Trio Cascavel, culminando com shows musicais com a participação de Luíza Lu, entre outros artistas locais. “É feita uma pesquisa antes na comunidade alvo para selecionar as pessoas que se identificam com as artes. Os objetos são produzidos pela própria comunidade e, durante a execução do projeto, a produção é comercializada como proposta de geração de emprego e renda”, observa Conceição Vieira.
Será exibido o Painel do Programa Moradia Cidadã e disponibilizada uma biblioteca ambulante através da Marinete do Saber. Nesta biblioteca a comunidade terá acesso a livros de literatura infanto-juvenil, uma forma de incentivar os jovens para a importância da leitura.
Estarão disponibilizadas também ações de combate e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e apoio a pacientes portadores de Aids, com realização de palestras. Dentro das atividades culturais acontecerá a apresentação do Grupo de Forró Os Brasas Nordestinos, Banda de Pagode, Coral, Flauta e Capoeira. Crianças e Adolescentes que antes viviam nas ruas da cidade farão exibição do que aprenderam quando trocaram os semáforos da cidade pela escola, através do incentivo da PMA. Adolescentes assistidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti – e do Projeto Criança Cidadã e matriculados nas escolas públicas do município farão uma apresentação de Maculelê, tocarão flauta e apresentarão a peça teatral “Quem não chora não mama”.
As atividades serão encerradas no início da noite com um show musical promovido pela Funcaju. “O Projeto Cidade Viva envolve o trabalho de todas as secretarias conjuntamente. É uma forma de mostrar à sociedade que estamos construindo uma cidade para todos”, observa Conceição Vieira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.