[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Coordenadoria de Informática (Codin) e da Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite), realizou na manhã desta terça-feira, 10, o Seminário “Uso das Tecnologias: construindo redes de aprendizagem”. O evento aconteceu no auditório Professora Hermínia Caldas, e contou com a presença de gestores, professores e alunos de escolas da rede estadual de ensino.
 
O seminário teve como objetivo mostrar os projetos que são desenvolvidos na área de tecnologia nas escolas públicas. O diretor da Dite, Galvani Alves Mota, destacou que é importante divulgar os projetos desenvolvidos pelos estudantes. “Muitas vezes os alunos e professores desenvolvem esses projetos e ficam ali dentro da comunidade escolar. As outras pessoas não têm a dimensão do que acontece nessas escolas durante o ano, então a gente está promovendo este seminário para que esses projetos sejam mostrados para toda a sociedade”, explicou.
 
O evento contou com palestras e uma exposição de robótica promovida por alunos do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos. A professora Andréa Karla Ferreira Nunes ministrou uma palestra com o tema “Gestão de Tecnologia: desafios e ressignificação do uso na educação”, oportunidade em que expôs aos participantes diversas pontos relacionados ao uso da tecnologia na educação, como a utilização das redes sociais. “Quando falamos em tecnologia, não falamos apenas no uso cotidiano dela. Falamos na gestão pedagógica que os diretores e professores devem fazer do uso dessa tecnologia”, disse.
 
Uso das tecnologias
 
O aluno Willams Dantas dos Santos, que estuda no 1º ano do Colégio Estadual Francisco Rosa, participou do seminário expondo os seus trabalhos de robótica. “Nossa proposta é também poder apresentar em outros lugares e demonstrar nossos projetos para que outras pessoas possam aprender e gostar também. É uma oportunidade de mostrar que a ciência evoluiu bastante e pode contribuir para a educação”, afirmou.
 
O trabalho foi orientado pelo seu professor, Flávio Gilberto Bento da Silva Araújo, que também proferiu palestra no seminário. Para ele, o projeto oficina de robótica educacional é um ambiente de aprendizagem que estimula o aluno a buscar mais conhecimentos. “Muitas informações os estudantes só veem no quadro, teoricamente, de forma muito abstrata. A robótica é uma intersecção da eletrônica, informática e tecnologia, na qual os alunos podem ver, na prática, aqueles conceitos e conhecimentos que eles veem em sala de aula”, explicou.
 
Já o aluno Robert Nascimento Max Conceição, da Escola Estadual Fausto Cardoso, afirmou que gostou muito de ter participado do seminário. “Achei muito divertido e empolgante, e estimula os alunos para que possam fazer suas próprias pesquisas em sala de aula, através das tecnologias e dos tablets”, disse.
 
A professora Tânia Cristina Barreto Valido trabalha em salas de recurso no Colégio Estadual Doutor Carlos Firpo, e afirmou que projetos de tecnologias educacionais melhoram a relação dos alunos em sala de aula. “Trabalhamos com alunos com deficiência intelectual, que têm certa dificuldade de aprendizagem. Acho que as atividades que usam a tecnologia fazem aumentar o interesse deles pelas aulas. Os alunos se sentem mais à vontade de fazer as atividades quando sabem que vão utilizar o computador”, declarou.
 
Palestras
 
O seminário contou ainda com as palestras “Uso do celular em sala de aula como recurso multimídia”, ministrado pelo professor Sérgio dos Santos Borges; “A língua portuguesa na era digital”, proferida pelas professoras Sônia Regina e Luna Clayane Meneses Silva; “Trabalhando alimentação e saúde através da lousa digital”, ministrada pela professora Valéria Maria Couto; “Um novo sentido às disciplinas ministradas na escola”, proferida por Rosinêide Souza de Santana; “Utilização do Facebook como rede de aprendizagem; ministrada por Jorge Luis Ferraz e Maiara Elias; “Classmate na Escola Fausto Cardoso, pela professora Maria dos Santos de Carvalho; e “Sabores e saberes da Leitura”, pela professora Tirzah D’ávilla Silveira Costa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.