Evento sobre Regularização Fundiária homenageia governador Marcelo Déda
No período de 3 a 6 de dezembro, o diretor de Ações Fundiárias juntamente com o coordenador de Geoprocessamento e Tecnologia, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), estiveram representando o Estado no Seminário Nacional de Regularização Fundiária, que aconteceu no Sol Hotel da Bahia, localizado em Salvador/BA. O evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) e organizado pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Bahia (CDA/BA).
O seminário objetivou realizar um balanço das ações de Regularização Fundiária, no âmbito federal e estadual, e permitir uma maior interação entre os diversos públicos que tratam desta temática. Ainda durante o encontro, painéis e um fórum de discussões debateram temas relevantes para a regularização e gestão fundiária, como a governança e o uso da terra no Brasil, além das ações federais de cadastro e regularização fundiária e de modernização do sistema nacional de cadastro rural.
No final do encontro, os representantes da Emdagro fizeram uma breve saudação ao governador Marcelo Déda, falecido no último dia 2 de dezembro. “O governador Marcelo Déda foi um baluarte na luta pelo direito à terra. A Emdagro viabilizou, em sua gestão nos últimos 7 anos, convênios na ordem de mais de 9 milhões de reais junto ao MDA para execução de diversas ações fundiárias, destacando aí o georreferenciamento de 5.572 imóveis rurais, de agricultores familiares, em diversos municípios do estado, para posterior processo de titulação das mesmas, bem como foram assistidos 1.198 agricultores familiares assentados em 18 colônias agrícolas do Estado. Tudo isso nós devemos ao governador Marcelo Déda que teve a sensibilidade de olhar para aqueles trabalhadores rurais que apenas detinham a posse de sua propriedade e hoje possuem seu título de terra garantindo, assim, segurança jurídica sobre a propriedade da terra e acesso às principais políticas públicas”, destacou o diretor de Ações Fundiárias da Emdagro, Gilson Barreto de Lima.
Na oportunidade o presidente do Instituto de Terras do Estado da Paraíba (Interpa), Nivaldo Magalhães, também, fez uma homenagem ao Governador sergipano em forma de poesia, intitulada “Dedicatória a Marcelo Déda”, transcrita abaixo:
Dedicatória a Marcelo Déda
I
Em nome de Ademar
Nosso amigo e Secretário
A Sergipe é dedicado
Esse nosso Seminário.
Aquele povo querido
Tão forte e tão destemido
Sentiu um silêncio de dor…
Quando for noticiado
Que Deus havia levado
Seu jovem governador.
II
Marcelo Déda foi líder
Foi Prefeito e Deputado
E por ele duas vezes
Sergipe foi governado.
Ele foi homem decente
Sério, honesto e competente
E ao povo soube ajudar…
Por isso, ele merece
Nossos aplausos e preces
E o céu pra repousar
III
Desse nosso seminário
Fica a missão solidária
De levar aos mais carentes
A nossa reforma agrária.
Juntos ao MDA
e a SRA
Temos um só ideal…
Dar sequência a caminhada
Pra terra ser titulada
Com Justiça Social.
Poeta Nivaldo Magalhães
Presidente Interpa/PB