[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos da gerência Estadual de DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estiveram no último fim de semana no município baiano de Coronel João Sá para realizar uma oficina de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) para professores, estudantes e profissionais da saúde. A presença da equipe da SES foi fruto de um convite da Faculdade do Nordeste da Bahia (Faneb).

“Devido à grande distância de Salvador (a cidade fica a 142 km de Aracaju e 373 km da capital baiana) e às dificuldades de transporte local, os problemas de saúde da região são encaminhados para Itabaiana e para a capital sergipana. Por isso, decidimos contribuir com a conscientização sobre prevenção das DST. Na região, existem casos de pessoas com Aids que são assistidas em Aracaju, no Cemar Siqueira Campos, e no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse)”, comenta Almir  Santana, gerente estadual do Programa DST/Aids.

Durante a palestra, os temas abordados foram Hepatites Virais, Sífilis e Aids. “Com relação às Hepatites Virais, foi destacada a importância da vacinação contra a Hepatite B e os cuidados com a prevenção à hepatite C em salões de beleza e barbearias locais. Com relação à Sífilis, alertamos para a necessidade da implantação do teste rápido no laboratório da cidade e na Clínica de Saúde da Família local. Sobre a Aids, mostramos a importância da implantação do teste rápido para diagnóstico do HIV na própria cidade porque os exames estão indo para Salvador, o que afeta o pré-natal e leva ao diagnóstico tardio”, ressalta Almir Santana.

O gerente apontou ainda que, durante o evento, os participantes puderam conhecer detalhes das campanhas informativas com a disponibilização de preservativos masculinos e femininos. “A Faneb fez o lançamento do ‘Cantinho da Prevenção’, que é um espaço na própria faculdade onde o estudante e o professor podem ter acesso aos preservativos e materiais informativos. Foi uma ideia que surgiu a partir do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas de Sergipe e que hoje já é uma realidade nacional”, enfatiza.

Ainda no fim de semana, foi realizada uma ação de intervenção informativa, envolvendo os estudantes da Faneb na feira livre local, nas praças e principais ruas de Coronel João Sá.

“Foram distribuídos 14.000 preservativos masculinos e 5.000 femininos e gel lubrificante. A ação teve uma grande receptividade do público”, pontua Almir Santana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.