[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por: Brucce Cabral/Sedurb

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano por meio da Diretoria de Habitação em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SE),  deu início nesta semana a uma série de ações para a capacitação dos proprietários de estabelecimentos comerciais localizados no bairro Porto D’anta, em Aracaju.

Durante a inscrição do curso, foi dada a prioridade para os comerciantes que desenvolvem seus trabalhos ao longo da Avenida Euclides Figueiredo e, posteriormente, foi aberta exceção para quem produz pequenas atividades comerciais.

O foco do conteúdo do primeiro curso busca mostrar para os micros empreendedores como administrar o seu próprio negócio, trabalhando com características do comportamento empreendedor tais como: estabelecer metas, busca de oportunidades, exigência de qualidade, planejamento, comprometimento e persistência. É um curso que irá oferecer um suporte maior para que eles possam administrar o próprio negócio.

As aulas foram divididas em dois distintos módulos. O primeiro ‘Aprender a empreender’ possui carga horária de 24 horas, e posteriormente, ‘Juntos somos mais fortes’ com a carga horária de 12 horas. “Esse segundo módulo é um complemento onde é abordado o empreendedorismo coletivo, que consiste em ‘eu sair do eu pra pensar no nosso’. É o processo de solidariedade, complementaridade, noção de um todo, transparência e comunicação. Isso tudo voltado para pensar mais na comunidade como um todo”, analisa o instrutor do Sebrae, Edson Santana Vieira.

Ele ainda ressalta a importância de ter o comércio regulamentado para assim poder ter direito aos benefícios como auxílio doença e aposentadoria. “Eles devem se basear no que chamamos de empreendedorismo individual, em que é cobrada uma taxa de R$ 33 à R$ 39, para que o comércio esteja formalizado e terá direitos como INSS, empréstimo bancário e todos os outros direitos que as empresas de grande porte têm”, frisou.

De acordo com Joselito de Souza, proprietário de oficina de soldagem, chaparia e pintura, o curso será fundamental para a melhoria do seu negócio. “Pra mim esse curso é muito importante porque eu vou aprender administrar melhor o meu negócio e poder ganhar mais dinheiro com isso, e, quanto mais cursos pra gente aqui é melhor. Não existe limite de idade para se especializar”, afirma.
Para o mecânico especializado em conserto de bicicletas, José Ilto da Mota, o conhecimento e a busca da formalização serão aliados no desenvolvimento do seu comércio. “Esse curso vai ser muito bom pra gente porque vamos ter conhecimento de como pegar um investimento para melhorar a nossa vida. Se você tiver o comércio e não tiver o conhecimento, não vale de nada”, avalia.

O curso ‘Aprender a empreender’ acontece durante toda essa semana na sala de aula no Centro Comunitário Maria Antônia da Conceição, localizado no Bairro Porto D’anta. Já o curso ‘Juntos somos mais fortes’ terá início na segunda-feira, 9, e ocorrerá até o dia 11 de dezembro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.